O que você quer ser depois dos 60?

O que você quer ser depois dos 60?

Juntar recursos para trocar o carro, a casa ou fazer viagens é o sonho de muitos. Mas em meio a tantos outros consumos estimulados o tempo todo, como comprar o mais recente modelo de celular, televisão, tablet, entre outros, tem sido ainda mais difícil poupar. A todo momento, surgem produtos mais modernos e interessantes que nos fazem gastar mais do que deveríamos ou gostaríamos.

Muitos, porém, conseguem reservar ao menos 10% da renda mensal para realizar os sonhos mais importantes, os desejos inadiáveis. A vontade de alcançar a meta acaba sendo disciplinadora. Agora, quando o assunto é reservar dinheiro para gastos indesejados no futuro, a situação muda para alguns.

Foco no presente muitas vezes não ajuda seu futuro

Há muitas pessoas que simplesmente não conseguem poupar dinheiro agora, deixando de comprar os produtos mais incríveis, para gastar quando estiverem aposentadas. Não conseguem deixar de aproveitar o presente para reservar recursos para mais despesas do plano de saúde, remédios e acompanhante, por exemplo. Afinal, não é justo jogar este trabalho para cima dos filhos, certo? Não sabemos nem se eles estarão por perto! O fato é que esta economia é ruim, porém necessária. Pior do que envelhecer, é envelhecer sem dinheiro.

Ainda assim, há muita gente que adia a decisão de acumular recursos e deixa para pensar nisso depois, geralmente após os 40 anos. O que é um grande risco porque é liquido e certa: vamos envelhecer e precisaremos de mais recursos. Mas se começarmos a juntar apenas após os 40, precisaremos despender mais dinheiro mensalmente para atingir o montante que precisaremos mais adiante. Lembre-se: quem junta desde os 20, quando começa a trabalhar, pode poupar uma quantidade bem menor por mês, afinal vai ter quarenta anos para juntar.

Você provavelmente vai trabalhar depois dos 60 anos

Outro ponto, também ligado à saúde, deve ser considerado quando o assunto é aposentadoria. A nossa expectativa de vida está aumentando cada vez mais por conta da evolução da medicina. É cada vez mais comum que depois dos 60 anos pessoas continuem querendo trabalhar, se sentindo produtivas e úteis.

E aí entra uma nova vantagem de acumular recursos desde cedo. Quem quiser se aposenta. Mas quem tiver ânimo, pode se dar a chance de empreender. Há muita gente que depois de levar anos se dedicando a uma empresa ou a um órgão público, se aposenta e decide pela primeira vez abrir uma empresa.

Muitos se juntam aos filhos, que estão com gás e ideias novas, mas não têm recursos. E assim prolongam o tempo em atividade de uma forma diferente, se sentindo muito mais felizes e completos. E quem consegue ganhar dinheiro com o novo negócio, deixa de ter a preocupação de como vai viver com recursos escassos até o final da vida. Pode ser o momento de fazer o que realmente temos a certeza de que gostamos!

Então pense agora no seu futuro e entenda mais sobre como acumular recursos para quando chegar lá. Veja aqui quatro dicas de como se planejar.

Adriana Enne

Jornalista

Adriana Enne é jornalista, vive no Rio, e há oito anos produz conteúdos sobre previdência para diversas empresas do setor. Começou a se preocupar com o assunto "segurança financeira e futuro" quando foi mãe pela primeira vez, aos 24 anos.

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail