Opções para contratar um seguro de vida

Opções para contratar um seguro de vida

Contratar seguro de vida gera muitas dúvidas naquelas pessoas que já sabem que tal benefício é uma opção indispensável para a sua proteção e de seus familiares. Muita gente pensa que só é possível adquirir o serviço em bancos, por exemplo.

No entanto, existem várias outras maneiras de fazer um bom contrato e ajustar coberturas interessantes e adequadas às suas necessidades. Você sabia, por exemplo, que é possível entrar em contato direto com uma seguradora ou fechar o contrato via internet?

Ficou curioso e quer conhecer outras opções interessantes como essas? Quer entender melhor como funciona essa contratação e os motivos para fazê-la? Acompanhe o post até o fim e conheça melhor todas essas alternativas e informações!

Por que contratar seguro de vida?

contratar seguro de vida

Assim como manter a saúde em dia, contar com seguro de vida é uma medida preventiva, que pode gerar inúmeros benefícios a longo e médio prazo e permitir que você viva de forma despreocupada.

Ele nada mais é do que um contrato feito com uma seguradora especializada nesse tipo de plano. Esse acordo prevê uma proteção financeira para seus familiares e dependentes, caso você não possa mais ajudá-los.

Ele ainda pode beneficiá-lo de forma direta, em situações nas quais você perde as condições de trabalhar permanentemente ou sofre com alguma doença cuja gravidade é acentuada.

Quais são as vantagens oferecidas por ele?

Primeiramente, o seguro de vida possibilita que você desfrute de uma velhice mais tranquila. Além disso, caso você seja o principal provedor de sua família, sua ausência tende a diminuir o padrão de vida das pessoas que você ama — e isso não é algo desejável, certo?

Desse modo, qualquer fatalidade, independentemente da causa em questão, pode ser contornada com essa precaução, pois a proteção familiar pode se aplicar às mais variadas estruturas familiares e classes sociais.

Levando isso em consideração, pensar na educação financeira de todos os membros é uma atitude de grande relevância e precisa ser planejada com total dedicação. Afinal, quanto antes alguém aprende a cuidar de um patrimônio, melhor será a gestão dos recursos disponíveis.

Outra vantagem é que, de acordo com o ocorrido, a quantidade repassada é transmitida de forma rápida e descomplicada, ficando isenta de determinados impostos.

Quais são os tipos de cobertura?

Nas variadas ofertas de seguro de vida disponíveis no mercado, as coberturas por invalidez e afins abrangem diferentes aspectos. Por isso, é imprescindível conhecer o que elas cobrem ou não para que você possa entender as alternativas que melhor se encaixam em suas necessidades de precaução.

Confira, logo abaixo, como algumas delas funcionam:

Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA)

Nessa modalidade, o beneficiário recebe o valor contratado com a seguradora em casos de acidentes que causem a redução, a perda ou a incapacidade definitiva do funcionamento de um membro ou de um órgão — seja total, seja parcialmente.

Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD)

Assim como na categoria anterior, você recebe um montante previamente estabelecido. O critério, no entanto, é outro, já que ele só é liberado caso você seja vítima de uma doença que cause a perda de sua existência independente — ou seja, enfermidades cujas consequências demandam o auxílio frequente de outras pessoas.

Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA)

O benefício é concedido caso ocorra um acidente que gere a invalidez permanente e total de algum órgão ou membro.

Invalidez Funcional Permanente Total por Doença Antecipação (IFPDA)

Ele é válido quando você tem uma doença que seja coberta pelo seguro e que lhe impossibilite de trabalhar ou realizar atividades básicas sem auxílio. Sendo assim, a seguradora antecipa a indenização máxima, prevista em casos incontornáveis.

Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente com Majoração (IPAM)

Você será beneficiado se sofrer um acidente que seja coberto pelo plano e cause a invalidez total ou parcial de alguma parte do corpo, deixando-lhe impedido de exercer suas atividades. O valor varia de acordo com uma tabela de condições gerais de seu plano.

Diária por Internação Hospitalar (DIH)

Com a cobertura de Diária de Internação Hospitalar você recebe, de acordo com o valor contratado, uma indenização temporária por cada dia internado em um hospital. Isso vale em casos de acidentes cobertos ou doenças que lhe deixem impossibilitado de realizar seu trabalho.

Diária por Incapacidade Temporária (DIT)

Já a Diária por Incapacidade Temporária indeniza qualquer doença ou acidente que sejam cobertos pelo seguro, lhe impossibilitem de lidar com suas necessidades e exijam um tratamento temporário. Em algumas corretoras, isso também se aplica à lesão por esforço repetitivo (LER), distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) e diferentes hérnias.

Quando contratar um seguro de vida?

Apesar de parecer ser uma pergunta delicada ou complexa, a resposta mais lógica é: quanto antes, melhor. Pensando no futuro financeiro que você pode dar à sua família e/ou dependentes, é mais do que relevante contar com esse tipo de proteção.

Além disso, os imprevistos infelizmente acontecem e você pode ficar impedido de exercer seu trabalho como sempre o fez. Isso requer uma boa preparação para que você possa se restabelecer em uma situação mais confortável, sem comprometer a sua reserva financeira.

Mesmo durante a juventude ou antes de ter filhos é oportuno começar a pensar em se resguardar financeiramente. Afinal, construir um patrimônio é um processo demorado e qualquer percalço do caminho pode comprometê-lo. Dessa forma, vale ter atenção ao longo prazo, pois ele geralmente é determinante em relação ao sucesso.

O que é um seguro de vida familiar?

seguro de vida familiar nada mais é do que um plano oferecido por algumas empresas do segmento. Ele tem como principal objetivo proteger seus familiares de modo efetivo, contemplando diversas coberturas que agem justamente no sentido de manter o padrão de vida dos beneficiários.

Dependendo da corretora, é possível estender a cobertura para o cônjuge e ainda contar com serviços de assistência para o veículo, para a residência e também para descontos em remédios.

Quando bem estruturado, ele cobre invalidez total ou parcial por acidente (IPA), por doença com antecipação (IFPDA) e também indeniza a partir de um falecimento ocorrido por qualquer causa.

Geralmente, algumas coberturas adicionais são oferecidas pelas seguradoras. O intuito é aumentar o escopo de proteções financeiras que ele oferece, para que você e sua família vivam tranquilamente, sem preocupar-se caso algum imprevisto ocorra.

Dessa forma, ele se apresenta como uma opção bastante interessante para quem deseja se precaver de maneira mais completa, dando atenção às mais diversas possibilidades.

materiais educativos

Quais são as maneiras de contratar seguro de vida?

Negocie diretamente com um corretor

Vários corretores de seguros de vida entram no mercado a cada dia. Eles são profissionais que podem facilitar bastante a vida de quem procura por um benefício como esse.

Por meio deles, em muitos casos, é possível encontrar ofertas melhores de valores dos planos. Ao contrário dos bancos, que já estão automatizados nas vendas de planos de seguro de vida, as corretoras disponibilizam um serviço mais personalizado e humanizado, que leva em consideração as suas necessidades reais e específicas.

Outra vantagem de procurar e negociar diretamente com um corretor é que ele estará pronto para responder qualquer dúvida. Muitas vezes, também poderá dar boas dicas sobre quais são os melhores serviços e coberturas para o seu caso. Não se esqueça de que o início desse contato pode ocorrer por telefone ou até mesmo via internet!

Visite o escritório de uma corretora ou de uma seguradora independente

Outra ótima ideia para quem está procurando um bom seguro de vida é fazer uma visita a uma corretora ou escritório de uma seguradora independente — aquelas que não pertencem a bancos.

Além de conversar com o corretor responsável, você ainda poderá conhecer mais de perto os serviços da empresa. Isso permite que você tenha a certeza de que fará um bom negócio!

Bem diferente daquela frieza comum aos funcionários de banco (e que você deve conhecer bem), a interação com o corretor de uma seguradora te dá a sensação de confiança nas informações oferecidas e liberdade para perguntar. Quer dizer: mais do que apenas contratar um serviço, você criará um relacionamento.

Um encontro cara a cara também pode ser uma eficiente maneira de conseguir melhores negociações, com descontos e benefícios. Dessa forma, você terá a garantia de atender ao seu conforto e à segurança de sua família!

Entre em contato com uma seguradora online

Se antes existiam apenas corretoras e seguradoras físicas, atualmente elas podem ser encontradas também no ambiente virtual. Nos sites das seguradoras é possível escolher o plano desejado, fazer uma simulação do seguro ideal para você, fechar negócio e pagar as parcelas diretamente pela internet com facilidades como usar seu cartão de crédito.

O grande diferencial desse tipo de serviço é que ele facilita — e muito — a vida tanto do segurado quanto da seguradora. Todo o processo de aquisição de um seguro de vida se torna muito menos burocrático — quer dizer, mais rápido, simples e prático.

Embora você queira encurtar o tempo para aquisição de planos e diminuir aquela papelada de contratos, atenção! Para não ser pego de surpresa, sempre leia todas condições do acordo e esclareça suas dúvidas antes. Muitas vezes existe um telefone para uma central de vendas que você pode consultar.

É importante relatar condições e doenças prévias, mesmo que elas venham a aumentar o custo do serviço. Isso é relevante pois, caso algum problema relacionado a elas aconteça, a empresa pode se negar a pagar o valor da indenização, uma vez que não estava ciente da enfermidade.

Estude os tipos de planos de seguro de vida

Os seguros de vida disponíveis atualmente se diversificaram. Além dos tradicionais (falecimento e invalidez), há ainda os que oferecem cobertura apenas para acidentes de trabalho e até os que dizem respeito a doenças graves.

Confira agora alguns desses seguros mais específicos!

SEGUROS VOLTADOS PARA AS MULHERES

Os homens ainda são aqueles que mais buscam seguros de vida. Mesmo assim, o mercado de seguros voltados especialmente para as mulheres vem crescendo bastante — na esteira dos avanços do conhecimento sobre os problemas de saúde delas.

Por essa razão, algumas corretoras já apresentam planos exclusivos para o público feminino, desde os 18 até os 64 anos. Neles, além dos benefícios tradicionais, é possível encontrar assistências personalizadas.

SEGURO PRESTAMISTA

seguro de vida prestamista é voltado para aqueles que desejam quitar um financiamento de imóvel, mesmo que algo lhes aconteça. Esse é um dos planos de seguro de vida que tem mais crescido no mercado, alcançando o patamar de 35% de crescimento ao ano.

SEGURO PARA DOENÇAS GRAVES

Quem tem histórico na família de câncer ou doenças cardíacas tem mais possibilidades de ter essas enfermidades. Por isso, nunca é demais precaver-se e contratar uma cobertura específica para isso.

Um seguro de vida doenças graves pode ser útil se você for diagnosticado e tiver que desembolsar muito dinheiro para o tratamento e a compra de medicamentos, por exemplo.

Escolha o melhor seguro para você

É um erro achar que o único aspecto relevante na escolha de um bom seguro de vida é o preço. Na realidade, vários outros pontos devem ser levados em consideração na hora dessa escolha. É importantíssimo, por exemplo, saber exatamente quais são os serviços que o plano cobre.

Lembre-se de que nem todo seguro de vida diz respeito, necessariamente, à cobertura em caso de falecimento (sua ou de seu cônjuge). Por isso, tenha sempre em mente quais são os serviços e as coberturas que deseja ter em seu plano e evite dores de cabeça no futuro!

Normalmente, existem planos mais baratos sem tantas coberturas, mas que vão atender suas necessidades. Eles podem ser uma boa opção para quem não dispõe de uma renda tão elevada, mas nem por isso quer se descuidar do futuro.

É importante ter uma noção exata de como anda seu orçamento familiar e de quanto você pode gastar com esse investimento. Assim, seu planejamento financeiro não ficará apertado e você poderá escolher o melhor plano de acordo com as suas possibilidades. A ideia é fazer com que esse investimento seja sustentável e caiba em suas pretensões.

Fique de olho também para saber se o plano escolhido cobre indenizações por invalidez ou acidentes, que são bastante procuradas. O essencial, portanto, é estar ciente dos serviços adquiridos. Desse modo, você não cobrará da empresa por algo que não contratou nem ficará em apuros quando precisar de cuidados.

Lembre-se, ainda, de que o valor do seguro aumenta de acordo com a idade do contratante e sofre reajustes de acordo com a inflação. Isso acontece porque, com o passar dos anos, também aumentam as chances de falecimento. Por essa razão, pessoas cada vez mais jovens estão procurando pelo serviço, prova de nunca é cedo demais para pensar no futuro!

Mais do que contratar um serviço, fazer um seguro de vida é um marco na história de uma família. Garantir o conforto de seus entes queridos, além de sua própria segurança, é importantíssimo para viver tranquilo e em paz!

Quer saber mais sobre as coberturas de um seguro de vida? Entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudá-lo!

seguro ideal

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail