Cartão de crédito adicional: vale a pena ter?

Cartão de crédito adicional: vale a pena ter?

O cartão de crédito, desde que utilizado com responsabilidade, é um recurso financeiro interessante para aumentar a capacidade de consumo de acordo com o orçamento mensal disponível. Diante disso, um cartão de crédito adicional pode facilitar ainda mais a compra de bens e serviços, não somente pelo titular, mas também pelos dependentes que ele indicar.

Porém, antes de solicitar mais de um cartão, é preciso tomar alguns cuidados, a fim de evitar a perda do controle financeiro e, consequentemente, o tão temido endividamento. Afinal, se por um lado o cartão pode agilizar questões do cotidiano, por outro ele também envolve riscos e pode trazer dores de cabeça.

Neste artigo, vamos apontar quais são as vantagens e desvantagens de pedir um cartão de crédito adicional, assim como as responsabilidades tanto do titular quanto dos dependentes da linha de crédito. Continue a leitura e confira!

O que é um cartão de crédito adicional?

Veja o que é cartão de crédito adicional e se vale a pena pedir um

Como o próprio nome sugere, o cartão de crédito adicional é um benefício disponível aos titulares de contas de cartão de crédito, solicitado por aqueles que desejam disponibilizar um cartão extra a seus dependentes, que pode ser um filho, mãe, pai, cônjuge ou até mesmo um irmão.

Com o cartão de crédito adicional em mãos, o dependente indicado poderá fazer suas compras de maneira independente, ou seja, não vai precisar pedir a autorização do titular sempre que desejar adquirir algum bem ou serviço por meio do cartão.

Antes de se decidir pela solicitação de um cartão de crédito adicional, no entanto, é indicado ter cautela e combinar com o usuário quais serão as condições e responsabilidades, principalmente quando se tratar de pessoas com menos experiência, como crianças e adolescentes. É possível, inclusive, ter mais de um cartão de crédito adicional.

Para solicitar um cartão de crédito adicional, basta entrar em contato com o banco e realizar o pedido. Algumas instituições possibilitam que esse procedimento seja feito pela internet ou por meio do aplicativo próprio. Existem diversas bandeiras e tipos de cartão; a escolha será definida com base no cartão titular.

Como definir o limite do cartão de crédito adicional?

O limite do cartão de crédito principal pode ser compartilhado com os adicionais, ou seja, o valor será o mesmo para todos os cartões. Em alguns casos também é possível definir um valor máximo permitido para ser utilizado pelos adicionais, sempre com a definição do titular.

É importante ressaltar que todos os usuários devem adotar medidas que estejam de acordo com o planejamento financeiro da família. Por isso, uma comunicação eficiente é fundamental; afinal, qualquer deslize pode trazer sérios prejuízos para todos os envolvidos.

Para facilitar essa questão, é indicado que o titular da conta deixe claro quais são os limites de gastos e só forneça o cartão para quem tem maturidade e consciência financeira. Dessa forma, não haverá surpresas no recebimento da fatura — lembre-se sempre de que o gasto de uma pessoa vai influenciar o limite de todas as demais.

Quais são as vantagens do cartão de crédito adicional?

Um cartão de crédito adicional pode ser utilizado para o desenvolvimento de uma educação financeira bem fundamentada. No entanto, se o dependente for uma criança ou adolescente, os pais ou responsáveis devem ficar atentos e fiscalizar de perto como o cartão está sendo usado.

Compartilhar um cartão de crédito também é uma maneira de estabelecer hábitos e projetos de compras para todos os membros da família, facilitando, dessa forma, o acompanhamento do planejamento financeiro definido. Com comprometimento e disciplina é possível que todos os benefícios do titular sejam aproveitados também pelos seus dependentes.

Outra vantagem: caso o cartão principal esteja associado a algum programa de recompensas, os benefícios e bônus derivados dos cartões adicionais serão válidos para o titular da conta.

Desde que utilizado com responsabilidade, o cartão de crédito pode facilitar a compra de vários bens e serviços, assim como proporcionar a realização de sonhos de consumo com toda rapidez e praticidade que, em determinadas situações, só esse meio de pagamento pode oferecer.

seguro ideal

Quais são as desvantagens do cartão de crédito adicional?

Confira as vantagens e desvantagens de pedir um cartão de crédito adicional

O cartão de crédito adicional é uma responsabilidade do titular da conta. Sendo assim, ao solicitar esse recurso, saiba que as faturas serão todas em seu nome, ou seja, será sua a obrigação pelo pagamento de todos os gastos, tanto os efetuados no cartão principal como no adicional.

Diante disso, é importante acompanhar de perto todas as informações referentes ao consumo do mês, assim como sempre consultar o saldo disponível antes de realizar uma nova compra. Com isso é possível mensurar a capacidade de compra e manter-se sempre dentro da margem de segurança orçamentária.

As taxas e tarifas cobradas também precisam ser levadas em consideração, já que, por mais que alguns bancos ofereçam gratuidade na anuidade, elas podem significar um gasto a mais na sua fatura mensal.

Para ajudar nessa questão, é indicado negociar com o banco ou instituição financeira para encontrar uma opção que atenda suas necessidades sem comprometer significativamente o orçamento.

Quando há muita diferença de hábitos de consumo entre o titular e o dependente, o cartão adicional também pode ser desvantajoso para uma das partes. Por exemplo, quando o casal compartilha o cartão e o marido gasta em excesso, enquanto a esposa é mais ponderada, a tendência é que ele use a maior parte do limite e ela fique sem muito recurso disponível para fazer as suas compras.

Nesse caso, para evitar maiores conflitos, pode ser mais viável que cada um tenha seu próprio cartão de crédito, com seus limites, taxas, condições individuais.

Como você pôde ver, com uso consciente e planejamento dos gastos, o cartão de crédito adicional pode ser um grande aliado para facilitar o dia a dia e aumentar a independência financeira de todos os membros da família.

E aí, achou vantajoso o uso do cartão de crédito adicional? Antes de tomar qualquer decisão, é aconselhável fazer uma análise realista das finanças e agir sempre de maneira focada para fechar o mês com as contas no azul.

Gostou do post? Siga nossos perfis no FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube para ficar por dentro dos novos conteúdos!

materiais educativos

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail