Como equilibrar as contas no início do ano?

Como equilibrar as contas no início do ano?

O começo de um novo ano é sempre oportunidade para reorganizar a vida financeira e fazer novos planos. Saber como equilibrar as contas nesse período é algo importantíssimo, pois ajuda a dar tranquilidade para os próximos meses.

É normal que os gastos de fim de ano e os compromissos que surgem em janeiro compliquem o orçamento das famílias, entretanto, é preciso tomar cuidado para que o problema não se agrave. Com planejamento e economia, é possível equilibrar as contas e trazer mais tranquilidade no período.

Neste artigo, vamos mostrar como equilibrar as contas no início do ano e quais estratégias tomar. Continue a leitura!

Quais contas surgem no início do ano?

Saiba como equilibrar as contas

Todo início de ano apresenta contas que podem comprometer a estabilidade financeira. Para se organizar e equilibrar bem as finanças, é preciso saber quais delas fazem parte dos seus compromissos. É possível que você tenha que lidar com:

• impostos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores);

• matrícula em escolas;

• anuidade de órgãos profissionais ou Conselhos de Classe;

• material escolar dos filhos.

Lembre-se também de considerar os reajustes de alguns serviços que fazem parte da rotina e que podem elevar o custo da despesa mensal. Além disso, outras despesas e urgências podem surgir, sendo sempre bom ter uma reserva financeira disponível para elas.

Como equilibrar as contas no início do ano?

Para não sofrer financeiramente nesse período, é importante tomar algumas atitudes. Saiba o que você pode fazer!

Liste todos os seus gastos

Um bom controle financeiro passa por saber quais são todas as suas despesas. Portanto, é essencial listar todos os gastos, sejam eles recorrentes ou extraordinários. O dinheiro gasto em cafezinhos ou lanches fora de casa muitas vezes passa sem ser notado, o que prejudica o orçamento.

Somente tendo real noção de como a sua vida financeira se comporta é que você será capaz de desenvolver um plano para controlar eventuais gastos desnecessários. Isso ajuda a trazer mais qualidade de vida e tranquilidade. Por isso, separe um momento para fazer uma planilha com todos esses valores e entender sua realidade.

Ordene a lista por prioridades

Outro ponto importante é ter uma lista de prioridades para pagar suas dívidas. Se você tem alguma conta com juros altos, é fundamental quitá-la o mais rapidamente possível. Assim, ela não cresce e se torna muito menor, facilitando o pagamento.

Portanto, saiba resolver os principais problemas de forma prioritária, sem comprometer o seu futuro. Juros muito altos se tornam facilmente uma bola de neve, dificultando muito os pagamentos no futuro.

Tenha sempre uma reserva de emergência

Essa não é uma tarefa muito simples, mas é importante para trazer mais segurança. A reserva de emergência existe para ser utilizada em casos extraordinários, como uma doença, um gasto grande inesperado ou o reparo de algo na casa.

Em alguns casos, essa reserva pode ser utilizada para equilibrar as contas, mesmo essa prática não sendo tão recomendada. Procure separar uma quantia que seja equivalente a três meses de salário, pois ela dará a segurança necessária caso algum imprevisto aconteça.

Evite novas dívidas

Uma das melhores maneiras de equilibrar as contas é evitar novas dívidas. Sim, o começo do ano pode parecer uma boa oportunidade para adquirir novos produtos, contratar serviços mais eficientes ou investir em algo que faz parte do seu sonho.

É possível fazer qualquer um desses investimentos, entretanto, é primordial entender se eles estão dentro do seu orçamento e se não vão ser uma dívida complicada para o futuro. Caso não seja algo que está no seu planejamento, é melhor esperar um momento mais apropriado para esse gasto.

Que estratégias podem ser usadas para equilibrar as contas?

Existem algumas estratégias que ajudam a equilibrar as contas, seja no início do ano ou em qualquer outro período. Confira o que pode ser feito!

Entenda como equilibrar as contas

Aprender a economizar

Uma das melhores maneiras de equilibrar as contas é aprender a economizar. Mesmo quem está com dívidas ou que não tem um salário tão alto pode cortar gastos desnecessários e guardar um dinheiro mensalmente. Isso é essencial para dar mais tranquilidade para o dia a dia e evitar o aperto no fim do mês.

Se você não está acostumado a economizar dinheiro, é importante colocar essa prática na rotina. É possível começar com pouco por mês, até conseguir reajustar o padrão de vida e poupar uma quantia maior.

seguro de vida familiar

Procurar uma renda extra

Outra boa estratégia é procurar uma forma de ganhar dinheiro extra, principalmente durante esse período. Esse é um modo de conseguir uma quantia para abater o volume maior de gastos do início do ano, já que alguns compromissos só aparecem nesse período.

É possível tentar vender algum tipo de comida ou artesanato, dar consultoria sobre sua área de formação, entre outras atividades. Isso depende de quais são suas habilidades e disponibilidade de tempo, mas buscar uma dessas fontes de renda pode ser necessário para não passar aperto.

Por que é importante fazer um planejamento financeiro?

Seja qual for a sua situação, o planejamento financeiro é fundamental para que o seu orçamento faça sentido e contribua para uma vida mais segura. Com ele, você consegue ordenar e organizar o seu dinheiro para ser mais produtivo. Assim, dá para evitar dívidas e ficar mais próximo das suas metas pessoais.

Ele é importante não só para organizar a sua vida no início do ano, mas traz segurança para todos os meses. É por meio desse planejamento que você perceberá o quanto ganha, o quanto gasta e o que precisa ser feito para atingir sonhos e metas de uma forma sustentável, sem comprometer o orçamento.

Quando os gastos não são planejados, é mais fácil se colocar em dívidas, pois o dinheiro sai sem ser notado e, na maioria das vezes, ultrapassa os ganhos. Por isso, é essencial ter um controle sobre entradas e saídas, pois isso traz consciência sobre o que pode ser comprado e o que pode esperar um pouco mais.

Trouxemos dicas de como equilibrar as contas no início do ano e a importância desse cuidado. Não é bom começar um novo período contraindo dívidas e se complicando financeiramente, pois prejudica o futuro, trazendo dores de cabeça durante vários meses. Portanto, vale a pena se planejar e controlar para cuidar das suas finanças desde já e não correr riscos ao longo do ano.

Gostou das sugestões sobre o assunto? Então, aproveite para ler outro artigo nosso que apresenta 12 passos para sair das dívidas!

materiais educativos

  • Publicado

    03 de fevereiro de 2021

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Finanças pessoais