3 opções de curso online de finanças para você aprender mais

3 opções de curso online de finanças para você aprender mais

Você sabia que 58% dos brasileiros não se dedicam às próprias finanças? Mesmo com os mais variados tipos de curso online de finanças disponíveis na internet, são poucos os que têm o ímpeto de sair da mesmice da caderneta de poupança por meio do estudo.

Isso explica os altos níveis de inadimplência da população nacional. Atualmente, 62 milhões de brasileiros estão endividados e 43% têm pouco ou nenhum conhecimento sobre o que compram no crédito. Mais de 40% não sabem direito sequer quanto ganham!

Com pouca noção a respeito de investimentos e, pior do que isso, de suas próprias finanças pessoais, fica difícil fazer do dinheiro uma alavanca para o crescimento pessoal, certo?

Você já fez algum curso online de finanças? Que tal aproveitar agora para conhecer os mais concorridos da internet? Abaixo, você confere os 3 melhores da educação financeira na web!

Veja opções de curso online de finanças

1. Finanças Pessoais — SENAI

Um curso que precisa fazer parte de sua formação em educação financeira é “Competência Transversal — Finanças Pessoais”, oferecido pelo portal EaD do SENAI São Paulo. A carga total é de 14 horas, que devem ser cumpridas em até 21 dias após a confirmação da inscrição.

Os requisitos são: idade mínima de 14 anos e 6ª série do Ensino Fundamental como grau mínimo de escolaridade.

O curso é gratuito, e é constituído pelos seguintes módulos:

• perfil financeiro;

• importância da educação financeira;

• planejamento e finanças pessoais;

• gestão de dívidas;

• direitos do consumidor endividado;

• investimentos.

Não há professores ou tutores, tudo é inteiramente digital. Ao final, é oferecido um certificado de participação. O ponto positivo desse curso online de finanças é a abordagem de temas ainda mais complexos do que o anterior, margeando dilemas como as questões jurídicas do consumidor endividado.

O ponto negativo é que não se trata de um curso automático, ou seja, as aulas são oferecidas de forma periódica: você faz sua inscrição e escolhe uma das datas disponíveis para início (o que costuma girar em torno de 10 dias depois de sua inscrição).

2. Finanças Pessoais e Investimentos em Ações — B3

Conheça um curso online de finanças pessoais para começar agora

Essa opção é ideal para quem quer investir e, mais do que isso, sonha em tirar proveito da flutuação do mercado acionário. O curso é oferecido gratuitamente pela B3 (antiga BM&FBovespa) e está disponível no YouTube, por meio de videoaulas ministradas pelo professor André Massaro, especialista em renda variável.

São 27 vídeos curtos (cada um com menos de 5 minutos), que ensinam a importância da educação financeira, a relevância da disciplina e do planejamento, o papel dos juros, as armadilhas do consumo, entre outras questões.

A partir da sexta aula, o aluno começa a ter contato com o mundo dos investimentos, aprendendo sobre renda fixa e variável, perfis de investidor e algumas noções básicas a respeito da operação com ações. Mais uma excelente opção de curso online de finanças — e com o suporte da B3, quinta maior bolsa de mercado de capitais do planeta.

materiais educativos

3. Tudo o que aprendi em 12 anos de day trade — Infomoney

Esse curso tem perfil um pouco diferente dos quatro listados acima. É pago e voltado a quem já tem alguma familiaridade com o universo dos investimentos, principalmente quanto ao mercado de ações.

Você já conhece o mínimo sobre operação em bolsa através de home broker? Já sabe a diferença entre day trade (operação diária), swing trade (médio prazo) e position trade (longo prazo)?

Entende as movimentações gráficas dos ativos ao longo do dia? Então pode ser interessante aprofundar-se no assunto e se tornar um especialista em day trade.

Se você ainda não sabe, day trade se refere às operações especulativas de curtíssimo prazo, cujo objetivo é simplesmente se beneficiar da volatilidade do pregão diário — muitas vezes, das variações de minutos ou horas na cotação de um mesmo ativo.

Esse tipo de operação traz mais riscos, mas tem potencial de ganho maior do que os investimentos tradicionais. “Tudo o que aprendi em 12 anos de day trade” ajuda a entender o funcionamento de ferramentas essenciais para essa estratégia, como gráfico de barras e padrões candlestick. Vale a pena para quem tem perfil mais arrojado e bom conhecimento na área.

seguro ideal

  • Publicado

    19 de julho de 2019

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Finanças pessoais