Desafios do pequeno produtor rural: veja quais são

Desafios do pequeno produtor rural: veja quais são

O agronegócio reúne toda a cadeia produtiva de produtos agrícolas e de pecuária. E como em outros setores, há desafios do pequeno produtor rural que são diferentes daqueles que trabalham em grandes negócios.

E esse é um assunto que merece atenção, já que o agronegócio é responsável por movimentar boa parte da economia nacional. Para ter uma ideia, em 2020, mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia, esse setor se expandiu mais de 24% em relação a 2019 e ampliou sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) para 26,6%.

No entanto, esse sucesso não elimina os desafios do segmento, principalmente quando pensamos na atuação de quem opera em produções de menor escala. Por isso, reunimos aqui os principais desafios do pequeno produtor rural e quais as melhores formas de lidar com eles. Confira!

Clima é um dos grandes desafios do pequeno produtor rural

Saiba como vencer os desafios do pequeno produtor rural

Poucas atividades humanas são tão impactadas por alterações no clima, por menor que elas sejam, quanto a produção agrícola. Seja pela falta de chuva, pelo excesso dela, pelo calor fora de época ou ainda pelo frio extremo, são muitas as condições capazes de prejudicar o bom proveito da lavoura de diferentes produtos.

E tal situação tende a se agravar ainda mais devido às mudanças climáticas em curso, causadas pela ação do homem.

É provável que, nas próximas décadas, cresçam os eventos climáticos extremos, que prejudicam ainda mais a agricultura e geram prejuízos econômicos significativos. Além disso, eles afetam o abastecimento adequado de alimentos e outros suprimentos para toda a população mundial, que continua crescendo e tem uma expectativa de vida cada vez maior.

Pragas e doenças também afetam os negócios

Não é só o clima que pode afetar a produtividade das lavouras dos pequenos produtores Brasil afora. Pragas e doenças exigem soluções mais elaboradas para evitar que sua disseminação leve à perda da produção.

Ainda que o uso de herbicidas e pesticidas seja importante, ele deve ser feito com cuidado. Sem falar que há pragas resistentes aos compostos químicos mais utilizados no mercado. Dessa forma, é necessário que o pequeno produtor invista na rotação de culturas e integre diferentes métodos de controle desses inimigos.

Infraestrutura para armazenagem e transporte requer planejamento

Os problemas do produtor rural não terminam com a finalização da colheita. Na hora de armazenar e despachar a produção, eles também enfrentam obstáculos para que seus produtos cheguem até o seu destino, seja ele a mesa do consumidor ou na indústria de beneficiamento.

Para não correr o risco de prejuízos, o produtor precisa calcular com precisão quanto será produzido e qual a demanda para tal produção. A partir disso, fica mais fácil estimar quais serão os custos de transporte e armazenamento, evitando surpresas desnecessárias.

Gestão financeira faz a diferença para pequenos produtores

Tudo o que envolve a produção agrícola obviamente tem um custo. Logo, a compra de insumos, a contratação de mão de obra ou mesmo o armazenamento e o escoamento da produção devem ser calculados com cuidado para economizar dinheiro e não prejudicar as contas do empreendimento.

Além disso, é preciso ter espaço no orçamento para imprevistos, que podem atingir a atividade agrícola, que, como já destacamos, é sujeita a uma série de fatores de difícil controle.

Dessa forma, contar com um planejamento financeiro cuidadoso é indispensável. E, dentro dessa organização, um seguro rural desempenha um papel fundamental, garantindo ao produtor o respaldo financeiro necessário para cobrir uma série de intempéries que possam prejudicar o resultado da produção.

São inúmeros os desafios do pequeno produtor rural, que precisa ter um planejamento cuidadoso em todas as etapas de produção para atingir o sucesso esperado na sua atividade. Apesar disso, é possível contar com o auxílio de um seguro para trabalhadores rurais, entre outras ferramentas, para obter uma estabilidade maior no negócio e assim alcançar excelentes resultados.

Além disso, é preciso pensar lá na frente, na hora de parar de trabalhar. Quer entender os benefícios da aposentadoria rural e saber como ela pode ajudar no planejamento financeiro do pequeno produtor? Então, confira tudo o que você precisa saber sobre as mudanças desse tipo de aposentadoria com a Reforma da Previdência.

banner-materiais-educativos-DESKTOP

  • Publicado

    27 de setembro de 2021

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Seguro de vida

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail