Despesas domésticas: como enxugar gastos e economizar nas contas

Despesas domésticas: como enxugar gastos e economizar nas contas

Você deseja garantir uma vida financeira equilibrada e segurança no futuro da sua família? Então deve entender quais são suas principais despesas domésticas, agindo para enxugar gastos e economizar nas contas.

A tarefa de reduzir os custos e poupar dinheiro pode ser um desafio, apesar de indispensável para uma vida tranquila.

Para que você tenha sucesso nessa empreitada, vamos dar algumas dicas para organizar as contas da casa e conseguir que sobre o máximo de dinheiro possível no final do mês.

Entre elas, estão registrar todas as receitas e despesas, definir as prioridades financeiras e usar a tecnologia a seu favor para fazer o controle das movimentações.

Aprenda agora como enxugar gastos e reduzir suas despesas domésticas!

Como reduzir as despesas domésticas

Registre todo o dinheiro que entra e sai

despesas domésticas

Um dos passos mais importantes para manter suas contas e as da casa em dia é saber exatamente para onde está indo o dinheiro da família. A melhor maneira de ter essa resposta é criar o hábito de registrar todas as receitas e despesas.

São diversas as formas de fazer isso: por meio de planilhas, aplicativos de gerenciamento financeiro ou, até mesmo, a boa e velha dupla lápis e caderno. Independentemente do método escolhido, é importante registrar mesmo os pequenos gastos. Somados, eles podem fazer toda a diferença no orçamento doméstico.

Além de registrar os valores das receitas e despesas, não se esqueça de categorizá-las. Esse cuidado é importante porque permite saber se os maiores gastos pertencem a categorias que são realmente essenciais para a família.

Defina prioridades

Depois de ter as receitas e os gastos registrados e categorizados, é a hora de definir quais são as despesas essenciais para a família. Esses custos devem ser vistos como prioridades. Escola, mercado, luz, água etc. devem ser sempre as primeiras contas a serem pagas.

Distribua o dinheiro restante por outras categorias relacionadas ao estilo de vida, como lazer, viagensroupas e afins. Definir prioridades é um passo importante para garantir que não faltará recurso para pagar as despesas essenciais da casa, evitando os juros por pagamento em atraso.

Use aplicativos para organizar as finanças

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de organizar as finanças e manter as despesas domésticas em dia. São diversas as opções de aplicativos de gerenciamento financeiro.

Há alguns que atualizam automaticamente sempre que entra ou sai algum dinheiro da conta-corrente ou cartão de crédito. Em outros, é preciso inserir os valores de forma manual.

Uma das grandes vantagens de apostar no uso da tecnologia para organizar as finanças é usar ferramentas como gráficos, que apresentam as maiores despesas do mês e a possibilidade de definir meta de gastos para cada categoria do orçamento doméstico.

materiais educativos

Há, ainda, apps que oferecem recursos como lembrete de vencimento de contas. Essa característica pode ser interessante para quem paga faturas em atraso por puro esquecimento.

Opte por formas de pagamento com desconto

Enxugar gastos e economizar nas contas passa também por escolher as melhores formas de pagamento. Prefira sempre aquelas que oferecem algum tipo de desconto no valor da fatura, como débito automático. Além de pagar menos, você evita esquecer os vencimentos.

Preferir sempre pagar à vista é uma maneira de pleitear descontos que podem chegar até 20%. Quite a conta de uma vez e não corra o risco de se perder por causa de parcelamentos sem fim.

Procure pacotes promocionais

Outra dica para quem quer manter as despesas domésticas equilibradas é sempre pesquisar antes de fazer alguma compra. Caso a família vá fazer uma viagem de férias, por exemplo, é possível negociar descontos dependendo da quantidade de pessoas.

Apostar em pacotes promocionais também é uma opção caso vá se matricular em algum clube ou academia. Esses estabelecimentos costumam conceder descontos significativos de acordo com o número de pessoas ou o tempo de contrato. Negocie sempre e pesquise os melhores preços para se certificar de que está fazendo uma boa escolha.

Invista em planejamento financeiro

despesas domésticas

Para manter os gastos da casa e da família em dia, planejar é a senha. Crie o hábito de definir metas de custos para cada categoria do orçamento doméstico, começando sempre pelas despesas essenciais — como moradia, alimentação e saúde.

Além de estipular quanto pode destinar a cada área do orçamento, acompanhe de perto as despesas. Assim, você garante que a família está conseguindo ficar dentro do que foi definido no início do mês. Se verificar que extrapolou os gastos em determinada categoria, busque compensar em outra para manter o orçamento doméstico equilibrado.

Consuma de forma consciente

Economizar nas contas só é possível quando todos os membros da casa estão envolvidos com as finanças da família e fazem do consumo consciente uma prioridade. Para isso, é preciso abrir mão de hábitos que, muitas vezes, já estão arraigados — como comprar por impulso, gastar mais do que pode com supérfluos ou parcelar toda e qualquer aquisição.

Reduzir os valores das contas da casa passa também por evitar o desperdício, como deixar sempre as luzes acesas quando sai de um cômodo e tomar banhos longos, aumentando o gasto de água. Para economizar, é preciso ter atenção aos pequenos hábitos que comprometem as finanças.

Ao organizar as contas, entender quais são as principais despesas domésticas e trabalhar para enxugar gastos, é possível poupar mais dinheiro mês a mês para realizar os sonhos que são importantes para todos na casa. Para deixar as finanças em dia e criar uma disciplina financeira, envolva toda a família no objetivo e mostre que é responsabilidade de cada um manter o orçamento equilibrado.

Além das dicas básicas de registrar todas as receitas e despesas, usar aplicativos para organizar as finanças e definir prioridades, também é importante pensar no futuro. Invista na criação de uma reserva de emergência para gastos que não foram previstos. Assim, você se certifica de que sua família estará financeiramente segura caso aconteça alguma eventualidade, como um carro quebrado, uma doença ou a perda de um emprego.

​Quer conhecer outras dicas de como manter o orçamento doméstico em dia e, assim, poupar mais todo mês? Veja como economizar dinheiro em casa!

seguro ideal

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail