Tire suas principais dúvidas sobre a diária por incapacidade temporária

Tire suas principais dúvidas sobre a diária por incapacidade temporária

Principalmente no caso de profissionais liberais, existe a preocupação de ter a renda comprometida por alguma dificuldade que impossibilite a prática profissional. A inquietação não é em vão. O que nem todo mundo sabe é que existe a possibilidade de contornar os prejuízos ocasionados pelo afastamento do trabalho com uma atitude de precaução: a contratação de um seguro de vida que tenha uma cobertura com adicional da Diária por Incapacidade Temporária (DIT).

Trata-se de uma forma de proteger a renda e garantir o recebimento de um pagamento na forma de diária, caso o profissional fique impossibilitado de trabalhar por motivos de saúde.

Assim como em outros casos, neste seguro devem ser observadas uma série de particularidades, que geram muitas dúvidas. Por isso, vamos explicar neste post o que é a diária por incapacidade e como a contratação desta cobertura pode garantir a tranquilidade do profissional.

O que é uma Diária por Incapacidade Temporária?

diária por incapacidade temporária

DIT, ou Diária por Incapacidade Temporária, é uma cobertura securitária que proporciona ao segurado o pagamento dos proventos que ele deixará de receber, caso fique doente ou sofra algum acidente e por isso não possa trabalhar.

A solução geralmente é muito procurada por profissionais liberais. No entanto, qualquer pessoa que tenha renda profissional pode contratar, para que os ganhos mensais não sejam afetados em caso de incapacidade temporária.

O pagamento do benefício é realizado por meio de diárias, de acordo com valor estipulado na apólice de seguro contratado.

Para tal, é necessário que fique comprovado o afastamento de todas as atividades remuneradas por motivo de doença ou acidente pessoal coberto. A partir do momento em que o segurado retorna ao trabalho, o pagamento é extinto.

Quais são as particularidades da DIT?

A contratação da cobertura DIT envolve a observação de uma série de fatores. Um deles é a questão da aceitação. A idade mínima e máxima, por exemplo — estabelecida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) — é de 16 a 65 anos. Confira outras particularidades, que podem sofrer alterações de acordo com o regulamento interno de cada seguradora:

• número máximo de diárias;

• riscos excluídos;

• carências, que variam de acordo com a doença;

• franquia.

materiais educativos

Os seguros por incapacidade temporária, ou seguros de vida com cobertura DIT, podem cobrir financeiramente, além da perda de renda por motivo de doença e acidente, a morte acidental e a invalidez permanente total ou parcial por acidente. Ou seja, Diária por Incapacidade Temporária é uma cobertura contratada como extensão auxiliar em seguros de vida.

A cobertura é paga pelo período de tempo de afastamento determinado em laudo médico. Pode ser por um período de alguns dias a um ano (365 dias), com o pagamento da indenização na forma de depósito bancário, em data previamente programada.

O que é preciso para contratar a DIT?

Para contratação da cobertura, é preciso realizar a comprovação dos rendimentos, que pode ser feita com uma declaração de imposto de renda, com a apresentação de contracheque, ou mesmo com extratos bancários dos últimos três meses. Os documentos devem ser reunidos às informações pessoais.

Também ocorre a análise do perfil do segurado que, por sua vez, deve ter atenção às características e possíveis exclusões da cobertura. Todas as informações são registradas em contrato e devem seguir as normas da Susep.

Como solicitar o pagamento da diária por incapacidade?

Para que o segurado receba o valor relativo às diárias por incapacidade temporária, é preciso, antes de tudo, que ele não esteja em condições de exercer suas funções remuneradas, por motivo de doença ou acidente, contínua e ininterruptamente, por período temporário.

Para recebimento, o segurado deve passar por uma avaliação médica — uma consulta com seu médico de confiança ou atendimento hospitalar. Caso o profissional, após a avaliação, considere necessário afastá-lo do trabalho, deve ser emitido um atestado médico, contendo todas as informações relativas ao motivo do afastamento. É com esse atestado que o segurado consegue dar a entrada na solicitação de recebimento da DIT.

A fim de solicitar o benefício, o segurado deve consultar a lista de documentos básicos exigidos pela seguradora. O principal, no caso da DIT, é atestado médico, no qual deve constar informações sobre a doença. Além disso, documentos como exames médicos e um prontuário de internação (se for o caso) também são importantes e ajudam a ratificar a solicitação.

No primeiro momento, o solicitado deve enviar os documentos iniciais acima citados aos médicos da seguradora que analisam o caso. Se as informações apresentadas forem insuficientes para que o profissional da saúde entenda que há de fato a necessidade do afastamento do trabalho, será necessário passar por uma perícia.

A perícia é realizada por médicos indicados pela seguradora, na qual é avaliado se a pessoa realmente precisa ficar afastada do trabalho, além da quantidade de dias que se adequa ao caso.

O que é preciso saber antes de contratar?

A diária por incapacidade temporária é paga apenas nos dias em que o segurado estiver em tratamento, até o limite contratado. Porém, existem outras particularidades na cobertura. Antes de realizar a contratação de um seguro de vida com cobertura DIT, observe algumas questões.

Cobertura por LER, Hérnias e DORT

Alguns planos securitários limitam doenças como LER, Hérnias e DORT na cobertura. No entanto, a inclusão dessas patologias depende exclusivamente da seguradora.

É importante que o segurado confira qual o plano está contratando para saber as particularidades da cobertura e ter conhecimento dos riscos excluídos.

Franquia

Para o pagamento do benefício, é aplicada uma franquia que, normalmente, na maioria dos planos, é de 10 diárias. Ou seja, quando o segurado entra com a documentação solicitando 60 dias, por exemplo (concedidos após avaliação médica), o segurado vai receber, de fato, 50 diárias.

A diária por incapacidade é a garantia do pagamento ao segurado de diárias, como forma de manter sua qualidade de vida e não prejudicar a saúde financeira, em razão de doença ou acidente.

A cobertura DIT é de grande importância para que o profissional liberal ou autônomo tenha tranquilidade para exercer sua profissão, assim como é uma forma de saber que família e filhos estarão amparados em caso de incidentes. Para saber mais sobre soluções securitárias que podem garantir a sua tranquilidade, além da diária por incapacidade, entre em contato!

seguro ideal

  • Publicado

    13 de mai de 2020

  • Categoria

    Educação Financeira

  • Tags Relacionadas

    Seguro de vida