Dicas de decoração: confira 7 dicas gastando pouco

Dicas de decoração: confira 7 dicas gastando pouco

Está à procura de dicas de decoração fácil e com custo acessível? Então, você vai gostar deste post! A ideia aqui é trazer exemplos de soluções perfeitas para deixar sua casa aconchegante, cheia de estilo e personalidade, sem que para isso tenha que investir em um projeto de arquitetura ou em uma consultoria de design de interiores.

Por mais que seja comum pensar que um projeto decorativo organizado só é acessível para quem tem muito dinheiro, a verdade é que é sim possível mudar completamente o visual de qualquer casa gastando bem pouquinho, só que abusando da criatividade. Pronto para soltar as asas da sua imaginação e colocar a mão na massa?

Para provar, separamos aqui alguns itens que podem dar um up no seu lar sem comprometer seu orçamento mensal. Continue a leitura para conferir nossas dicas, que podem ser aplicadas em diversos ambientes, seguindo tendências diferentes de decoração e estilo. Acompanhe!

7 dicas de decoração gastando pouco

1. Construa móveis com pallets

dicas de decoração

Bastante acessíveis e versáteis, os pallets são ótimas opções para quem quer uma decoração diferenciada, mas não tem muitos recursos disponíveis. Hoje em dia, eles podem ser facilmente encontrados pela internet, vendidos por empresas especializadas.

Se tiver disposição para tentar encontrar pallets ainda mais baratinhos (às vezes até de graça), vá a feiras ou supermercados e pergunte!

Na hora de decorar, os pallets podem ser usados como prateleiras, nichos, estantes e até mesmo formar a estrutura de móveis maiores, como sofás, camas, mesas, cadeiras, armários e bancos. O resultado é uma decoração marcante e diferenciada, que foge do convencional e agrega muito valor ao visual do ambiente.

2. Invista em papel de parede autoadesivo

Um papel de parede bem escolhido é capaz de dar uma cara nova a qualquer ambiente. Essa é uma alternativa com preço bem menor se compararmos aos gastos com material, mão de obra e trabalho de pintar um cômodo.

Usando papel de parede na decoração, é possível personalizar a casa de acordo com seu estilo e gosto, sem sair do orçamento. Sabia que existem até opções laváveis? Esse detalhe vai facilitar bastante na hora da limpeza.

Para quem gosta de renovação, o papel de parede também é uma ótima alternativa, já que é possível trocá-lo com praticidade sempre que quiser renovar o ambiente.

E a praticidade não para por aí! É muito fácil encontrar papéis lindos na internet, simplificando a compra, além de a aplicação não ter nenhum grande mistério, permitindo que você mesmo a faça!

seguro ideal

3. Personalize os azulejos da cozinha

Quem disse que não dá para personalizar sua decoração com itens comuns do cotidiano? Aqui vai uma dica para quem quer ter uma cozinha com a sua cara: use papel para personalizar os azulejos!

É importante ressaltar, no entanto, que não estamos falando de qualquer papel, mas sim de uma espécie de adesivo, porque o material tem que suportar um pouco de água e limpezas periódicas. Existem inclusive lojas especializadas na venda desses adesivos, com ofertas online e dicas de aplicação.

Colorido ou estampado? O segredo aqui é usar a criatividade e escolher opções que consigam representar o seu estilo. Afinal de contas, quanto mais personalizado for o ambiente, mais exclusivo e especial ele vai ser, não é mesmo?

4. Instale cabideiros decorativos

Além de muito úteis, os cabideiros podem ganhar destaque especial na sua decoração. Por isso, trate de apostar nessas peças na hora de compor e organizar ambientes como quartos, closets e salas.

Pode acreditar: como são diversos os modelos disponíveis no mercado, você logo vai encontrar um que combine com sua casa e seu gosto, sem comprometer o orçamento.

Os cabideiros podem ser de chão, de pé, de parede… Podem ser de madeira, de ferro, inox, metal, alumínio… Podem ser instalados pensando em acomodar bolsas, roupas, chapéus… Viu como são versáteis? Algum cantinho da sua casa certamente vai ficar bem mais bonito e prático com um cabideiro para chamar de seu.

5. Use fitas adesivas para customizar

Usar fitas adesivas para personalizar móveis é uma alternativa barata para quem quer renovar o visual da casa. É claro que a personalização vai variar de acordo com o gosto e a personalidade de cada pessoa. E é justamente isso o que torna cada trabalho único.

Essa opção pode ser usada tanto em móveis quanto em eletrodomésticos. Imagine sua geladeira já velhinha, repaginada com fitas coloridas! Uma dica legal é combinar o uso de fitas com tinta, criando desenhos diferentes e divertidos para compor um visual incomparável. Como não existem regras ou padrões, abuse da criatividade para dar o seu toque!

6. Faça os próprios móveis de maneira criativa

dicas de decoração

Já falamos anteriormente do uso de pallets para confeccionar móveis, está lembrado? Isso também é possível a partir de outros materiais! Imagine só:

• pneus podem virar mesas e pufes;

• barris podem virar mesinhas laterais e bancos altos;

• caixotes podem virar armários e prateleiras;

• escadas podem virar estantes.

O segredo é definir um conceito, pesquisar bastante e compensar o baixo orçamento com ideias criativas! Já conseguiu pensar em como usar o poder da transformação para arrasar na decoração da casa?

7. Decore com material reciclável

Usar materiais reciclados pode ser uma ótima saída para economizar na decoração. Itens simples, como garrafas de vidro, latas de refrigerante, garrafas pet, restos de madeira e tubos de PVC, por exemplo, podem dar origem a ótimos porta-retratos, quadros decorativos, mesas, porta-objetos, potes, copos, organizadores, entre inúmeras outras possibilidades.

Além de comporem ambientes lindos e agradáveis, os materiais reciclados na decoração ainda apresentam a vantagem de contribuir para o meio ambiente. A partir de agora, então, nada de descartar o que ainda tem serventia!

Agora que você já conferiu nossas dicas de decoração, é hora de colocar a criatividade em prática e deixar seu lar com a sua cara! O importante é encontrar peças que tenham valor de acordo com os recursos disponíveis. Para isso, pesquise bastante.

Não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas também possam conferir essas dicas de decoração gastando pouco!

materiais educativos

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail