O que fazer para garantir o futuro dos filhos? Veja dicas!

O que fazer para garantir o futuro dos filhos? Veja dicas!

Crianças são sempre motivo de alegria, mas assegurar o futuro dos filhos é uma das principais preocupações que os pais enfrentam.

O melhor caminho para alcançar a estabilidade é por meio da educação financeira de toda a família, bons investimentos e recursos assistenciais, como os seguros.

Aliado à educação está o planejamento, responsável por reunir boas estratégias e diversificação de recursos para que, no futuro, seus filhos sejam independentes e você desfrute da tranquilidade do dever cumprido. Então, confira as dicas que podem ajudar a garantir o futuro dos seus filhos.

Por que se preocupar com o futuro dos filhos?

Como garantir o futuro dos filhos

Mesmo que a criança seja bem pequena e pareça muito cedo para pensar em faculdade ou independência financeira, essa preocupação deve fazer parte da sua rotina financeira mensal. Afinal, deixar para pensar nisso às vésperas de um vestibular pode atrapalhar suas finanças.

Uma quantia de R$ 100,00 investida mensalmente durante 18 anos pode significar o valor um curso de graduação particular. Muito mais fácil do que pagar uma mensalidade 5 a 10 vezes maior no futuro, não é mesmo?

Além disso, nenhum de nós está livre de imprevistos, logo, um bom planejamento financeiro será essencial caso ocorra um evento maior.

O que é preciso para garantir um bom futuro?

A construção de uma vida estável e financeiramente segura é feita de pequenas ações que somadas se tornam uma base sólida. Vamos a elas?

Ensine seus filhos sobre educação financeira

A nossa educação formal não costuma abordar a educação financeira. Aprendemos vários tipos de matemática, mas pouco se fala sobre o poder dos juros compostos.

Para alcançar estabilidade financeira e garantir o futuro dos filhos é preciso ensiná-los, desde pequenos, como equilibrar as contas, controlar gastos, planejar um orçamento, estabelecer metas e investir.

Você pode ensiná-los a economizar para comprar algo, deixar que controlem pequenas quantias de dinheiro e que sejam responsáveis por anotar seus próprios gastos, como um lanche na escola. Isso ajudará a criar consciência sobre a melhor forma de lidar com o dinheiro.

Por outro lado, os filhos adolescentes podem participar de maneira mais ativa nas conversas que envolvam as contas da casa e o planejamento financeiro da família.

Invista em opções diversificadas

Faz muito tempo que a caderneta de poupança deixou de ser uma garantia de futuro dos filhos. Com um rendimento extremamente baixo, visto que não acompanha nem de perto a inflação, ela acaba desvalorizando o seu dinheiro.

Existem outras opções no mercado financeiro muito mais rentáveis e tão seguras quanto a poupança. Um bom exemplo são os títulos do Tesouro Direto, que podem ser adquiridos mensalmente com menos de R$ 50,00.

As negociações de compra e venda são simples e podem ser feitas em bancos ou corretoras de valores.

Também é importante pesquisar sobre investimentos e diversificar. Mas o ideal é que a maior parte do patrimônio seja aplicado em ativos de baixo risco, como CDBs, LCIs e Fundos de Investimento.

Pesquise as melhores rentabilidades a longo prazo, já que você deixará o dinheiro aplicado por bastante tempo, sob a mágica dos juros compostos.

Outra opção para garantir o futuro dos filhos é a previdência para menores de idade. Você estabelece um valor de aplicação mensal e uma data futura para saque, que pode ser quando eles atingirem a maioridade, por exemplo.

A retirada poderá ser feita de forma integral, para uma viagem ou intercâmbio, ou em saques mensais, para custear uma faculdade. Antes de contratar, verifique as taxas cobradas e a forma como o Imposto de Renda Incide.

Use os diferentes tipos de seguro

Essa é outra maneira de trazer tranquilidade financeira para os seus filhos. Ter um seguro de vida ou de acidentes pessoais garante que eles terão respaldo financeiro mesmo na sua ausência.

As apólices podem ser feitas nomeando as crianças como beneficiárias, por exemplo. Um seguro de vida é uma forma simples e fácil, pois você pode incluir um valor mensal que caiba no seu orçamento.

Tenha uma reserva de emergência

Ter um dinheiro guardado para momentos de crise é fundamental. O ideal é que o valor destinado à reserva de emergência seja de 10% da renda mensal.

Esse valor deve ser usado somente em momentos de emergência. Os investimentos para pagar a faculdade dos filhos, por exemplo, devem ser separados da reserva.

Garanta proteção à saúde

Além de ensinar à criança bons hábitos alimentares e a prática de atividades físicas, é preciso garantir acesso a recursos médicos, como consultas e exames.

Fica difícil depender exclusivamente do sistema público de saúde. Portanto, deve-se pensar em um seguro de saúde ou um plano de assistência médica.

Qual é o valor para garantir estabilidade aos familiares?

As dicas para garantir o futuro dos filhos

A resposta para essa pergunta é bastante relativa, pois o valor depende do padrão de vida que vocês têm e o estilo de vida que levam.

Basicamente, para ter estabilidade é preciso de investimentos, patrimônio ou alguma apólice de seguro que garanta uma renda mensal suficiente para cobrir as necessidades básicas de moradia, alimentação, educação, saúde e lazer.

Como os diferentes tipos de seguro podem ajudar a garantir o futuro dos filhos?

Nós falamos resumidamente de alguns seguros e como eles podem proporcionar segurança à família em momentos delicados.

Já deu para notar que, além de ser uma boa estratégica, eles garantem uma pensão para os filhos no caso da ausência dos pais, seja por doença que impeça o exercício da profissão ou falecimento.

Os planos de seguro que ajudam a trazer conforto financeiro para a família são:

  • seguro de vida;
  • segura de acidentes pessoais;
  • seguro saúde.

Aprender a cuidar bem do seu dinheiro, escolher bons investimentos e transferir esses conhecimentos para a família são as melhores maneiras de garantir o futuro dos filhos.

Faça do seu planejamento pessoal uma rotina e mantenha o orçamento familiar em dia. Desse modo, você alcançará a estabilidade financeira.

Quer dar o primeiro passo para deixar a sua família bem assistida? Entre em contato conosco. A equipe da MAG Seguros está pronta para tirar todas as suas dúvidas sobre os nossos planos e como ter uma boa organização financeira!

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail