Investimento familiar: quais são as melhores opções?

Investimento familiar: quais são as melhores opções?

Poupar dinheiro é fundamental para garantir a segurança financeira, principalmente em médio e longo prazo. Sendo assim, é interessante encontrar boas alternativas de investimento familiar para multiplicar essa economia. 

Ao realizar um investimento durante algum tempo, é possível criar uma rentabilidade futura e assegurar o bem-estar familiar.

Esses investimentos podem servir para diversos fins, de acordo com as necessidades e os desejos da sua família. 

Pensando nisso, vamos apresentar opções de investimento familiar a considerar. Além disso, mostraremos como se planejar para investir. Continue a leitura!

Quais são as melhores alternativas de investimento familiar?

Dicas de investimento familiar

Existem diversas possibilidades para quem deseja investir e que podem trazer segurança e bons rendimentos. Confira as principais opções!

Fundos de Renda Fixa

Os fundos de renda fixa são uma alternativa comum de investimento. Isso porque oferecem diversas possibilidades de aplicações financeiras.

Quem deseja atuar dessa forma deve comprar títulos, o que funciona como um empréstimo de dinheiro. Em troca, recebe juros no futuro. 

As carteiras de renda fixa funcionam de forma semelhante a de outros investimentos.

São como um condomínio que agrupa recursos de diversos investidores para a aplicação em grupo no mercado.

Depois, há a divisão dos lucros entre os participantes, de acordo com as porcentagens que cada um investiu.

Bolsa de Valores

O mercado financeiro para iniciantes costuma ser um pouco assustador, mas a Bolsa de Valores é uma alternativa para pessoas dispostas a ousar, que gostam de arriscar.

A rentabilidade que essa operação pode trazer é bem alta, assim como os riscos que oferece.

Isso acontece porque esse mercado sofre muitas flutuações dentro de um mesmo dia, dificultando previsões e lucros mais certos. 

A compra das ações pode acontecer por dois estilos diferentes, as chamadas ordinárias e as preferenciais.

A diferença entre os dois modelos é apenas uma, já que as preferenciais oferecem direito a voto, enquanto as ordinárias garantem uma parcela maior na divisão dos lucros. 

Além disso, existe a possibilidade de fazer operações por meio do fundo de ações, uma modalidade parecida com a da renda fixa. Sendo assim, a maior parte do dinheiro é investida na Bolsa de Valores.

Mercado Imobiliário

Investir no mercado imobiliário é um dos modelos mais antigos e tradicionais, podendo ser uma boa opção.

Uma das maneiras de atuar é com a compra de imóveis na planta ou a preços convidativos, para que valorizem e sejam repassados por um valor maior, trazendo lucro à operação. 

Outra maneira de ganhar dinheiro com imóveis é adquirir casas ou apartamentos e colocá-los para aluguel.

Desse modo, você garante alguns rendimentos mensais, que podem ajudar no orçamento atual ou servir de reserva para o futuro. 

Além disso, ainda existe o fundo imobiliário, que consiste em aplicações exclusivas em imóveis prontos ou empreendimentos imobiliários.

Seguro de Vida

O seguro de vida não é um investimento focado no lucro, mas é ótima opção para proteger a família.

Isso porque ele é uma oportunidade para o planejamento financeiro, além de ser um instrumento de proteção. Sem falar que a apólice é em função das necessidades de cada família. 

No caso de um falecimento, por exemplo, uma quantia será paga aos beneficiários, de acordo com o contrato.

Nessa modalidade, o seguro de vida oferece uma ótima relação custo-benefício, já que o valor pago mensalmente é pequeno em relação ao valor da indenização.

Outro ponto interessante é que a indenização do seguro de vida não fica disponível apenas no caso de falecimento do segurado.

Existem diversas condições em que o seguro é pago em vida por meio de coberturas adicionais. Elas também personalizam o plano de acordo com as necessidades de cada família. 

Previdência Privada

A previdência privada oferece proteção financeira para a família, contribuindo para um futuro melhor. Essa é uma forma de economizar, guardar dinheiro ou conseguir um complemento para a aposentadoria. 

Desse modo, você aprende a separar uma parte de sua renda para pagar as mensalidades, o que também ajuda no planejamento financeiro da família.

Outro ponto interessante é a ausência do chamado come-cotas — o recolhimento semestral do Imposto de Renda (IR) — que recai sobre os rendimentos dos fundos de investimento.

Além disso, assim como ocorre com o seguro de vida, se houver um falecimento do investidor, o valor vai para o beneficiário sem a aplicação de impostos. Também não há a necessidade de inventário.

Por essa razão, a previdência privada é um produto de seguridade com gestão de investimento.

Como planejar o investimento familiar?

Como planejar o investimento familiar

Depois de conhecer algumas opções, é importante saber o que fazer para conseguir esse tipo de investimento familiar.

É muito difícil obter segurança financeira sem economizar, pois o dinheiro não sobra para esse tipo de operação. 

Por isso, se você deseja ter recursos para a educação dos filhos, comprar uma casa, viajar, entre outros sonhos e necessidades, é fundamental se planejar.

Com o controle do orçamento, é possível poupar dinheiro todo mês e investir essa quantia na modalidade que preferir. 

Uma boa forma de se planejar é anotar todos os gastos e compará-los com os ganhos.

Esse método facilita a visualização de despesas que não são lembradas, como dinheiro gasto em lanches fora de casa ou pequenas regalias do dia a dia.

Se esse montante for alto, é preciso controlar os gastos desnecessários e reservar uma quantia de economia todo mês.

Agindo dessa maneira, é possível ter uma quantia considerável para investir no futuro da família.

Esse montante deve ser aplicado de acordo com suas possibilidades e na modalidade de investimento que seja mais interessante no momento. 

Neste artigo, apresentamos as opções mais interessantes de investimento familiar, mostrando como elas podem contribuir com o futuro.

Portanto, vale a pena se organizar para economizar e fazer esse tipo de operação, de acordo com as possibilidades e desejos da sua família. Desse modo, você terá mais tranquilidade e proteção financeira. 

A MAG Seguros é uma ótima opção para quem deseja investir em proteção com seguros de vida e em previdência privada. Entre em contato conosco e saiba como nossas soluções podem ajudar a sua família!

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail