Vale a pena investir em imóveis? Confira agora!

Vale a pena investir em imóveis? Confira agora!

Sempre que as pessoas procuram investimentos seguros e confiáveis, os imóveis aparecem como uma das muitas opções disponíveis no mercado para quem quer obter rentabilidade sem abrir mão da tranquilidade. Ainda assim, muitos ficam na dúvida se investir em imóveis é realmente um bom negócio.

Para esclarecer essa e outras dúvidas, vamos explorar neste artigo os pontos que mostram que os imóveis são sim uma boa opção. Além de indicar qual a situação do mercado imobiliário, quais os cuidados você deve tomar e que alternativas também são interessantes. Boa leitura!

Investir em imóveis é uma boa opção?

investir em imóveis

Sim, investir em imóveis é uma boa opção, desde que essa escolha considere alguns aspectos, como seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros, no curto, no médio e no longo prazo. Essas observações valem para qualquer tipo de investimento e com os imóveis não poderia ser diferente.

Do ponto de vista prático, o investimento em imóveis costuma oferecer retornos maiores do que a maioria das opções de renda fixa mais comuns do mercado, como é o caso da caderneta de poupança, aplicação favorita dos brasileiros.

Além disso, essa opção oferece ampla segurança para o investidor e sua família, que tem no bem adquirido um item importante na consolidação do seu patrimônio, seja para agora, seja para as gerações futuras.

Como está o mercado imobiliário brasileiro?

Antes de investir em imóvel, é sempre importante avaliar como anda o mercado imobiliário no país. E hoje as notícias são boas, mesmo com a crise econômica iniciada pela pandemia da Covid-19.

Para se ter uma ideia, em 2021 o número de lançamentos cresceu 27% em relação ao ano anterior. Mesmo em meio à crise sanitária, muitas pessoas optaram por mudar de habitação e a adoção do trabalho remoto em muitas atividades fez com várias pessoas procurassem novos lugares para morar, seja por meio da compra ou do aluguel.

Agora, com a retomada da economia graças à vacinação, o mercado imobiliário tem tudo para manter o bom desempenho, mesmo que o aumento das taxas de juros e da inflação possa atrapalhar um maior impulso no ramo.

De qualquer forma, a expectativa é de que a demanda por novos empreendimentos e contratos de aluguel continue em patamar elevado, principalmente nas grandes cidades.

Quais as vantagens de investir em imóveis?

Investir em imóveis é um excelente instrumento de diversificação de carteiras para investidores de diferentes perfis.

Com isso, é possível reduzir os riscos de perdas. No entanto, essa não é a única vantagem de escolher esse ativo financeiro, como reforçaremos nos tópicos a seguir. Entenda.

Proteção contra a inflação

O investimento em imóveis é uma excelente forma de proteção contra a inflação, seja na compra e na venda, seja na locação.

Na compra e na venda, os preços normalmente são sempre reajustados pelo INCC (Índices Nacional da Construção Civil).

Já os contratos de locação costumam ser reajustados anualmente por meio do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).

Ou seja, a tendência é que sempre os valores dos imóveis e dos aluguéis acompanhem o aumento do preço da economia como um todo, o que nem sempre acontece com outras formas de aplicação.

Criação de uma fonte de renda extra

Quem tem um ou mais imóveis pode colocá-los para locação e com isso manter uma fonte contínua de renda, algo importante para compor o orçamento familiar ou ainda para expandir o patrimônio.

Mesmo em momentos de crise, a procura por imóveis se mantém constante. De todo modo, para quem procura investir nesse tipo de ativo, a dica é analisar o mercado e entender melhor qual a demanda existente para imóveis residenciais, comerciais e assim por diante.

Isso evita que o imóvel fique longos períodos desocupado. Além disso, para garantir a valorização da propriedade, invista na sua manutenção entre um inquilino e outro.

Segurança na aplicação

Quer tranquilidade na sua aplicação? Os imóveis oferecem isso. Claro que nenhum investimento é 100% isento de risco, mas quem escolhe colocar seu dinheiro na compra de um imóvel conta com a segurança de que ele dificilmente vai se desvalorizar bruscamente e nem sofrerá com outras questões do mercado financeiro.

Isso acontece porque os imóveis são um patrimônio físico e real, que sempre estará lá. Além disso, mesmo eventuais desvalorizações são compensadas no longo prazo, o que garante a rentabilidade ao investidor.

Cuidados ao investir em imóveis

investir em imóveis vale a pena

Como comprar imóvel requer altas quantias de dinheiro, sempre é bom tomar alguns cuidados antes de fechar negócio.

O primeiro deles envolve avaliar de forma detalhada o potencial de valorização da propriedade escolhida. Observe a região como um todo, sua estrutura e quais as perspectivas de valorização para o local nos próximos anos. Isso certamente agrega valor ao imóvel.

Além disso, considere seus objetivos: a liquidez dos imóveis é baixa. Ou seja, se você precisar do dinheiro investido de volta, será necessário encontrar um comprador, o que nem sempre é fácil.

Portanto, antes de fazer essa escolha, garanta o seu equilíbrio financeiro, com a manutenção de uma reserva de emergência, por exemplo.

Quais alternativas de investimento podem ser uma boa escolha?

Quem precisa de um pouco mais de flexibilidade na hora de investir, mas ainda assim quer aproveitar a dinâmica favorável do mercado imobiliário, tem disponíveis algumas alternativas que podem ser interessantes. Entre elas estão os fundos imobiliários.

Esse tipo de aplicação consiste na emissão de um título atrelado à propriedade de imóveis, que fica na gestão de uma instituição financeira.

Dessa forma, quem investe no fundo está se reunindo a outros investidores para investir em imóveis de grande porte em troca de rentabilidade, geralmente obtida por meio de aluguéis. Caso o investidor mude de ideia, basta vender sua parte do fundo, dentro de regras preestabelecidas.

Desse modo, investir em imóveis pode ser uma excelente oportunidade para uma parcela considerável dos investidores, que podem utilizar esse ativo para se planejar para o futuro e com isso garantir uma vida mais tranquila para si e para seus familiares.

Agora que o texto terminou, que tal entender como funciona o financiamento de imóveis? Continue em nosso blog!

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail