Conheça as melhores opções de seguro para empresário

Conheça as melhores opções de seguro para empresário

Quem decide empreender sabe que essa é uma tarefa de risco. Além das dificuldades inerentes a cada área de atuação escolhida, o próprio dia a dia de uma empresa gera situações que podem causar prejuízos para os quais nem sempre se está preparado. Nesse cenário, um bom seguro para empresário faz toda a diferença.

Vale destacar que isso é válido independentemente do porte da empresa ou de seu ramo de atuação. Proteger o negócio e as pessoas que fazem com que ele exista deve ser uma prioridade para quem quer garantir sua longevidade e crescimento.

Pensando nisso, vamos ajudar você a entender a importância dos seguros para sua empresa, além de apresentar as principais opções que precisam ser consideradas. Então, vamos a elas?

Por que um empresário deve ter um seguro?

Todo empreendedor começa o seu negócio com grandes planos e otimismo em relação ao futuro. São muitas ideias, projeções e esforço para alcançar os objetivos. Não se ignora a possibilidade de algo dar errado no percurso, mas se espera que tudo corra bem, ou que as inevitáveis adversidades sejam facilmente contornáveis.

No entanto, às vezes, os contratempos são maiores que o previsto e podem encontrar o empresário em um momento de crise econômica. Os seguros existem para garantir que você esteja sempre preparado para lidar com os obstáculos.

Apesar de os riscos serem inevitáveis para quem empreende, os seguros são o caminho que busca diminuir consideravelmente os danos sofridos.

Quais são as principais opções de seguro para empresário?

Em meio à ampla variedade de seguros disponíveis no mercado, alguns merecem destaque por serem importantes para empresas de qualquer segmento. A seguir, conheça quais são eles.

Seguro de proteção patrimonial

Esse tipo de seguro é fundamental para quando for preciso paralisar as atividades da empresa temporariamente, de modo parcial ou integral.

Caso haja prejuízos causados por intempéries da natureza, como raios e chuva de granizo, ou até mesmo roubo de bens, desmoronamento e incêndio, o seguro patrimonial garante a continuidade do negócio.

Seguro de responsabilidade civil

É um seguro que protege tanto o seu negócio quanto seus clientes e outras pessoas. Ele cobre eventuais despesas com indenização que a empresa tenha de pagar por danos morais ou materiais causados de modo não intencional a alguém. Também pode cobrir gastos com defesa jurídica devido a reivindicações de terceiros.

Seguro de veículos

Diante de tantos problemas de segurança pública e violência no trânsito no Brasil, o uso de veículos para transporte de colaboradores e cargas coloca a empresa em uma situação vulnerável.

Desse modo, contratar um seguro com foco em danos causados por colisões, roubos, furtos e incêndios, entre outros problemas, protege tanto a frota quanto as pessoas envolvidas.

Seguro saúde empresarial

Como o capital humano é um dos maiores trunfos de uma empresa, nada mais natural do que cuidar da saúde de quem colabora diariamente para que a organização atinja seus objetivos.

Nesse contexto, o seguro saúde empresarial serve para oferecer cuidados médicos e odontológicos que deixarão os funcionários saudáveis e motivados para exercer suas funções.

Seguro de vida

Embora seja uma modalidade bastante conhecida, muitas pessoas ainda não sabem como funciona um seguro de vida.

Esse é um serviço que visa proteger financeiramente o assegurado e sua família não apenas em caso de morte, mas também de outros imprevistos, como internação hospitalar, doença grave, invalidez e até transplante de órgãos. Tudo depende da cobertura contratada.

Seguro para empresário

Mais um exemplo interessante de seguro para empresário, essa é uma opção voltada para a proteção dos colaboradores da companhia — o que funciona como um diferencial na retenção de talentos.

Nesse caso, o seguro de vida empresarial protege todo o quadro de funcionários ou um grupo selecionado, de sinistros como morte, invalidez, incapacidade temporária e despesas hospitalares, entre outros.

Seguro para estagiários

Conforme a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que trata sobre estágios de estudantes, todo estagiário precisa contar com a proteção de um seguro contra acidentes pessoais. Por isso, o seguro para estagiários sempre deve fazer parte do planejamento financeiro da empresa.

Quais são os potenciais benefícios?

A contratação de seguros reduz drasticamente os riscos financeiros aos quais a empresa está exposta. Um eventual acidente automobilístico, por exemplo, deixa de representar uma repentina despesa alta para a qual a empresa não estava preparada.

O seguro tem um custo-benefício maior do que tentar arcar com as despesas conforme elas surgirem, sem ter ideia de quanto podem custar.

Isso evita que um déficit no orçamento coloque a própria existência do negócio em risco. Muitas empresas não conseguem se reerguer após grandes impactos financeiros, de forma que o seguro é o caminho ideal para impedir que isso aconteça.

Além disso, a seguradora disponibiliza pessoal especializado para lidar com o problema, o que economiza o tempo do empresário e evita maiores transtornos. Esse apoio durante todo o processo confere mais tranquilidade para seguir e se dedicar às responsabilidades do trabalho propriamente dito.

Como escolher o seguro ideal?

Uma dica importante para escolher um bom seguro para empresário é analisar quais são as suas necessidades.

Afinal, existem várias opções e talvez não seja possível arcar financeiramente com todas elas de uma só vez. Por isso, veja qual é a sua prioridade, ou seja, que tipo de proteção você não pode abrir mão.

Outro passo imprescindível é encontrar uma empresa especializada e conversar com um corretor de seguros sobre as possibilidades de coberturas oferecidas.

O profissional vai ajudar a identificar quais riscos sua empresa corre e indicará as melhores formas de protegê-la, apresentando diferentes planos e detalhando suas cláusulas.

Considerando todos os benefícios e a importância de contar com um bom seguro para empresário, fica claro que esse recurso precisa fazer parte do planejamento financeiro das empresas.

Desse modo, é possível ter muito mais tranquilidade para focar nas ações que o negócio precisa para crescer e alcançar o sucesso.

Quer saber mais sobre como um seguro para empresário pode ser útil para você? Entre em contato com a MAG Seguros e fale com um de nossos especialistas!

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail