Seguros para funcionários públicos: veja quais são os principais

Seguros para funcionários públicos: veja quais são os principais

Quem entra no serviço público e se torna um servidor de carreira após passar por concursos — que, normalmente, são muito disputados — também precisa adotar medidas para planejar a vida financeira visando o futuro. Nessas horas, os seguros para funcionários públicos ou um plano de previdência privada costumam estar entre as principais opções para a implementação desse plano.

Contudo, sempre surge a dúvida se existem planos de previdência privada ou seguros para funcionários públicos que atendam de forma específica esse segmento profissional. Para saber a resposta, continue a leitura!

Quais são as categorias de seguros para funcionários públicos?

Ainda que os servidores públicos aprovados em concurso e que cumpram uma série de requisitos tenham algumas vantagens, é importante que eles reforcem o planejamento financeiro. Afinal, ninguém é imune a uma série de imprevistos que podem comprometer toda a família.

Nesse sentido, os funcionários do serviço público podem também contar com a proteção de um seguro de vida, nas condições oferecidas pelas seguradoras que atuam no mercado.

Como são as condições?

Os seguros de vida para funcionários públicos têm contratação similar aos seguros para qualquer outra categoria profissional, já que, salvo raras exceções, não há produtos específicos para esse segmento de atuação.

Um seguro de vida estabelece um contrato (chamado de apólice) entre o segurado e a empresa seguradora. A partir disso, ela assume uma série de riscos e garante o pagamento de indenizações caso algum imprevisto atinja o segurado ou seus dependentes, conforme indicado nas cláusulas contratuais.

Quais são as coberturas?

A proteção oferecida por um seguro de vida varia de acordo com as coberturas contratadas. As mais básicas normalmente compreendem o falecimento do segurado ou a invalidez causada por acidentes e doenças graves.

Além disso, é possível incrementar a cobertura com uma série de coberturas e serviços adicionais, incluindo diárias hospitalares e assistência funerária. Alternativas permitem que o seguro seja resgatado ainda em vida, tornando sua utilização mais flexível.

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E quais são os benefícios?

São inúmeros os benefícios de contar com a proteção de um seguro de vida, mesmo sendo funcionário público, ocupação na qual a maioria das carreiras conta com um nível maior de estabilidade. Dessa forma, entre os benefícios, estão:

• ótimo custo-benefício;

• facilidade no planejamento sucessório;

• uso ainda em vida;

• possibilidade de inclusão de diferentes dependentes e beneficiários;

• processo de pagamento de indenização ágil e descomplicado.

Um funcionário público pode contratar um plano de previdência privada?

Por fim, além dos seguros de vida, é comum adotar um plano de previdência privada como parte de um planejamento financeiro eficiente. No entanto, muitos funcionários públicos têm dúvida se podem contar com essa ferramenta e todos os benefícios que ela oferece, como algumas isenções fiscais.

No geral, não há impedimento para que um servidor público faça a adesão a um plano de previdência privada como preparação para aposentadoria. Com isso, é possível se planejar para quando chegar a hora de parar de trabalhar sem depender exclusivamente da Previdência Social ou dos fundos próprios dessa categoria profissional.

Levando tudo isso em conta, o profissional que atua no serviço público deve entender as particularidades da sua carreira, bem como conhecer as possibilidades de seguros para funcionários públicos. Dessa forma, é possível alcançar a tão sonhada estabilidade financeira, que permite aproveitar melhor tudo o que a vida tem a oferecer.

Quer saber mais? Então, veja tudo o que você precisa entender sobre seguro de vida.

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