Como lidar com a ansiedade em tempos de crise?

Como lidar com a ansiedade em tempos de crise?

Em um momento delicado, em que grande parte da população mundial vive em isolamento social por conta da expansão do novo coronavírus, saber como lidar com a ansiedade em tempos de crise virou meta recorrente.

É fato que o cenário atual, em que muitas pessoas adotaram a quarentena, tem impacto significativo na saúde mental, tornando o estresse, a depressão e, principalmente, a ansiedade parte da vida, seja por conta da saúde, seja por conta da preocupação com gastos e receitas.

Infelizmente, esses são sentimentos comuns em situações de crise, mas a notícia alentadora é que é possível, sim, controlar emoções ruins.

Neste post, vamos dar algumas dicas para lidar com a crise de ansiedade e estresse durante a quarentena, como manter rotina básica de acesso às notícias e criar um cronograma de exercícios. Confira como ficar menos ansioso em tempos de crise!

Mantenha uma rotina básica de acesso às notícias

Veja dicas para manter a ansiedade sob controle durante a quarentena

Um dos cuidados essenciais para lidar com a ansiedade em momentos mais críticos é ter atenção à forma como você consome notícias. Para não correr o risco de o excesso de informações tornar você ainda mais ansioso, crie e mantenha uma rotina básica para se informar.

Evite as famosas correntes de WhatsApp, que são algumas das fontes mais conhecidas de fake news, preferindo informar-se por meios confiáveis. De forma alguma dissemine dados que não vêm de fonte confiável e busque sempre informar-se por mais de um meio de comunicação.

Outro cuidado importante para manter a saúde mental em dia é não exagerar no uso do celular e da internet em geral. Ao assistir à TV, não foque apenas programas com notícias sobre a pandemia: separe um tempo para relaxar e assistir também ao que gosta, como séries e filmes.

Crie um cronograma de exercícios

Ter um planejamento pessoal faz toda a diferença, principalmente em momentos de crise. Nesse sentido, não deixe de prever no seu a criação de um cronograma de exercícios para esse período de quarentena.

O momento pode ser desafiador sobretudo para quem tem o hábito de se exercitar ao ar livre ou bater ponto na academia, é verdade. A boa notícia é que é possível fazer adaptações na rotina para continuar mantendo o corpo em dia (e, consequentemente, a mente).

Aposte no uso de aplicativos (muitos liberaram o acesso durante o período de quarentena), vídeos no YouTube e até mesmo lives que vários profissionais da área fitness promovem em redes sociais, como o Instagram, para manter-se em forma e motivado.

materiais educativos

Expresse sentimentos por meio da criatividade

A quarentena pode ser inevitável, mas o uso do tempo disponível em casa é controlado por você. Mesmo quem está atuando em home office pode usar as horas livres para exercitar a criatividade e, assim, sentir-se menos ansioso com tudo o que está acontecendo no mundo em tempos de coronavírus.

Não há regras: escolha uma atividade que, antes de tudo, dê prazer. Pode ser escrever um diário, desenhar ou, até mesmo, tocar um violão. O importante é usar atividades criativas como uma forma de expressar sentimentos e, assim, sentir-se menos ansioso.

Converse com outras pessoas

Mesmo quem vive sozinho e não tem companhia física neste período de isolamento social não precisa ficar, necessariamente, isolado. A tecnologia é uma grande aliada nesse momento, permitindo aproximar-se de forma virtual de quem está longe por motivos de força maior.

Então, use esse recurso a seu favor e não deixe de conversar com outras pessoas: amigos, colegas de trabalho ou família. Mensagens instantâneas, chamadas por vídeo, e-mail e até mesmo videoconferências são maneiras de manter-se próximo dos outros e compartilhar sentimentos e frustrações.

Considere fazer terapia para controlar a ansiedade

Saiba como controlar a ansiedade em tempos de crise

Em alguns casos, a ansiedade pode tomar proporções maiores, dificultando a execução das tarefas mais simples do dia a dia e, até mesmo, a interação com outras pessoas.

Nessas situações, uma alternativa é buscar ajuda especializada para lidar com a questão. Diversos psicólogos e instituições especializadas oferecem serviços a distância para apoiar quem passa por dificuldades para lidar com os sentimentos neste momento conturbado.

Caso perceba que as emoções negativas estão tomando uma proporção maior do que deveriam, não hesite em procurar essa ajuda profissional.

Não abra mão das distrações

Outra forma de lidar com a ansiedade em tempos de crise é não se deixar levar apenas pelas notícias sobre a pandemia. Para manter a saúde mental em dia, não esqueça as distrações.

Seja praticando um hobby, como cozinhar ou fazer pequenos consertos, ou apenas relaxando, vendo um filme ou lendo um livro, busque alternativas para aliviar a pressão do momento atual.

A boa notícia é há diversas opções de lazer que podem ser desfrutadas mesmo dentro de casa.

Vários artistas estão apostando em lives no Instagram, e diversas editoras estão disponibilizando e-books gratuitos para ajudarem as pessoas a se distraírem nesse momento de crise. Aproveite esses recursos gratuitos e, de quebra, mantenha suas finanças pessoais sob controle.

Crie uma rotina que funcione para você

A falta de uma rotina definida, muitas vezes, abre espaço para ansiedade. Evite ser dominado pelo estresse e pela frustração criando e consolidando hábitos nestes tempos de quarentena.

Busque acordar e dormir sempre na mesma hora, consuma alimentos saudáveis e beba a quantidade recomendada de água. Caso esteja trabalhando, comece e termine o expediente dentro do horário, vista-se apropriadamente e não abra mão de conversar com outras pessoas.

Manter a rotina ajuda a deixar a mente ocupada e reduz as chances de a ansiedade e de o estresse dominarem. Além de exercícios e de atividades de lazer, considere reservar um espaço no seu dia para meditar.

A prática não só acalma a mente como ajuda a desenvolver características como empatia e resiliência, essenciais especialmente em momentos de crise.

Aprender como lidar com a ansiedade em tempos de crise é habilidade essencial para preservar a saúde mental e passar por esse momento crítico da melhor forma possível. Coloque já em prática nossas dicas para tornar-se menos ansioso nesse período.

  • Publicado

    17 de abril de 2020

  • Categoria

    Longevidade

  • Tags Relacionadas

    Saúde

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail