Check-up médico: de quanto em quanto tempo você deve realizar?

Check-up médico: de quanto em quanto tempo você deve realizar?

Cuidar da saúde é fundamental em todas as fases da vida, afinal, é por meio do acompanhamento do seu estado que é possível tomar atitudes mais saudáveis e hábitos preventivos. O check-up médico é essencial nesse contexto, entretanto, muitas pessoas não sabem qual é o tempo ideal para realizá-lo.

Durante o check-up, é possível verificar diversos aspectos da saúde e descobrir elementos que precisam de atenção. Quando não sabemos de quanto em quanto tempo ele deve ser feito, deixamos de procurar ajuda médica no período adequado, não cuidando da saúde da melhor forma.

Neste artigo, vamos explicar o que é o check-up médico, por que ele é necessário e os exames mais comuns. Além disso, mostraremos de quanto em quanto tempo é recomendado realizá-lo. Confira!

O que é o check-up médico?

Descubra o que é check-up médico
Descubra o que é check-up médico

O check-up médico pode ser definido como a checagem do estado de saúde de uma pessoa por meio de exames clínicos, de laboratório e de imagem. Essa é uma prática muito importante para todas as idades e que deve ser feita de forma regular.

Grande parte dos testes realizados são de periodicidade anual ou bianual, sendo que certos casos especiais podem ser em tempo menor, conforme veremos nos próximos tópicos. O principal objetivo é analisar as condições de saúde e diagnosticar precocemente doenças sem sintomas.

Sendo assim, a prática é uma avaliação médica que busca ser a mais completa possível, sempre prezando pelo bom estado de saúde do paciente. É preciso ressaltar que cada pessoa tem histórico familiar, problemas e hábitos diferentes; por isso, os médicos responsáveis solicitam os exames que acharem mais adequados para cada situação.

Por qual motivo é necessário fazê-lo?

Depois de entender o conceito, é preciso saber por que esse tipo de checagem é fundamental à saúde. Essa avaliação é um modo de prevenção e de autocuidado, pois a pessoa que o realiza terá mais consciência sobre a sua situação médica. Como, por exemplo, se prevenir ao câncer de próstata.

Sendo assim, o check-up médico é indispensável para saber se está tudo bem. Tão importante quanto isso é a possibilidade de detectar algo errado, que permita tomar as medidas necessárias o mais rápido possível.

A descoberta rápida e precoce é essencial para o sucesso de qualquer tratamento. Isso acontece porque, quanto antes as doenças forem detectadas, mais simples e eficaz ele é.

Portanto, evite o hábito de visitar o médico apenas quando houver a manifestação de doenças, ou seja, sintomas claros. Procure manter uma regularidade nesse processo, de acordo com a sua idade, sexo e histórico familiar, ou segundo a própria indicação médica.

Quais são os exames mais comuns?

Os exames solicitados no check-up ajudam o médico a verificar o funcionamento de órgãos e contribuem com a identificação de infecções e de alterações no sangue. Confira os principais!

check-up-médico-exames-mais-comuns

Exames de fezes e de urina

Esses são exames bastante comuns, pois trazem informações relevantes sobre a saúde dos pacientes. O recolhimento do material pode ser feito pela própria pessoa, desde que com a orientação e os materiais apropriados para tal.

Por meio dos exames de fezes e de urina, é possível identificar o excesso ou a falta de substâncias que indicam que algo precisa ser tratado. Desse modo, doenças como diabetes, cânceres e anemias podem ser diagnosticadas.

Hemograma completo

O hemograma completo é outro exame muito recomendado pelos médicos. O principal objetivo do teste é avaliar a quantidade e a qualidade do sangue, contribuindo para detectar deficiências e anemias.

Com o auxílio de agulha e de tubo para coleta de sangue, os laboratórios reúnem as informações necessárias para a análise. O exame ajuda na identificação de doenças que exigem tratamentos especiais, como níveis de glicemia e de colesterol, e até leucemia, dando tempo para que os pacientes passem pelos cuidados necessários.

Eletrocardiograma e ecocardiograma

Esses dois exames estão focados em conhecer melhor as condições cardíacas dos pacientes. Sendo assim, eles são muito solicitados para pessoas com mais de 40 anos, o que não exclui a possibilidade de serem feitos antes. De modo geral, ajudam a identificar arritmias, taquicardias e insuficiência cardíaca.

Teste ergométrico

Esse exame também é centrado no coração. Ele é feito na esteira e utiliza eletrodos para avaliar o sistema cardiovascular. Por meio dele, é possível avaliar o risco de infarto de uma pessoa, diagnosticar doença arterial coronariana, entre outros problemas.

De quanto em quanto tempo ele deve ser feito?

A frequência do check-up precisa ser definida pelo médico que acompanha cada paciente, variando conforme o estado físico de cada pessoa.

De modo geral, ele deve ser feito pelo menos a cada dois anos para adultos, mas situações especiais exigem um pouco mais de cuidado. Confira quais grupos devem fazer os testes em períodos diferenciados!

Mulheres

Em geral, as mulheres devem fazer o check-up anualmente, sobretudo devido a exames específicos, como Papanicolau, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal, que variam de acordo com a recomendação médica. Por meio do check-up feminino, é possível verificar se existe infecção, cisto ou alteração no aparelho reprodutivo.

Doenças crônicas

As pessoas com problema crônico, como hipertensão, diabetes ou câncer, precisam de um cuidado rígido com a saúde. Essa doenças são mais comuns em idosos e exigem um acompanhamento detalhista e constante. Portanto, o recomendado é fazer a rodada de testes a cada 6 meses, facilitando a verificação de alguma alteração ou problema que deva ser tratado.

Fatores de risco

Outro grupo que precisa de um cuidado especial é o de pessoas que apresentam fatores de risco para alguma doença. Isso pode ser representado por pacientes obesos, fumantes, sedentários ou com colesterol elevado. Nesses casos, o recomendado é fazer o check-up pelo menos uma vez por ano.

Neste artigo, explicamos de quanto em quanto tempo é necessário realizar um check-up médico e a importância dessa prática. É fundamental levar esses prazos a sério e, dessa forma, monitorar a saúde de perto, pois isso ajuda a evitar doenças que podem ser prevenidas por meio de um bom acompanhamento médico.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre este tema tão relevante? A MAG Seguros tem uma solução que vai te ajudar a manter o check-up médico em dia. Com o seguro Bem-Estar você tem desconto em exames, consultas e medicamentos, além de atendimento por vídeo e voz com médicos e outros profissionais!

mag-banner-blog-bemestar-980x118-v06_optimized

  • Publicado

    29 de julho de 2021

  • Categoria

    Longevidade

  • Tags Relacionadas

    Saúde

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail