Cuidados com idosos: como garantir a segurança e o bem-estar

Cuidados com idosos: como garantir a segurança e o bem-estar

Com o aumento da expectativa de vida, graças ao avanço das ciências e das tecnologias, a sociedade passou a olhar com maior atenção para os desafios da terceira idade e os cuidados com idosos. Afinal, é certo que, com o passar dos anos, os indivíduos tendem a lidar com questões mais urgentes relacionadas à saúde e à própria segurança.

Assim, a cada dia surgem novos debates e dúvidas sobre como preservar a vitalidade e manter a qualidade de vida a partir dos cuidados com idosos. Essas problemáticas podem surgir tanto dos filhos ou familiares que cuidam dos pais, quanto das próprias pessoas em idade avançada que desejam manter a saúde em dia.

Como deve ser a rotina dos idosos?

Saiba como deve ser a rotina de cuidados com idosos

Os idosos, em geral, são os mais vulneráveis em relação aos demais grupos de pessoas. Isso porque estão sujeitos a efeitos mais gravosos em doenças e à queda da qualidade de vida em diversos aspectos. Nesse sentido, é importante que alguns cuidados sejam tomados, especialmente pelos familiares, para garantir saúde, segurança e bem-estar.

Afinal, a falta de firmeza nos membros, a audição e a visão menos apuradas, além de outros fatores da idade, fazem com que, muitas vezes, eles próprios não consigam dar conta do autocuidado no dia a dia.

O ideal, portanto, é que possam ter alguém que os acompanhe nas tarefas durante a semana. Ao promover esse auxílio, sem dúvidas, você poderá assegurar a melhoria da qualidade de vida e boa parte dos cuidados com idosos.

Que cuidados com idosos são necessários?

Confira agora alguns cuidados com idosos que você pode tomar para garantir a segurança e o bem-estar no dia a dia!

Dieta equilibrada

Uma dieta equilibrada é importante em qualquer fase da vida. Na terceira idade, ela assume o papel de fortalecer o organismo e elevar a imunidade. Assim, além de aumentar a disposição, o idoso fica mais protegido contra efeitos de doenças e outros problemas físicos. Lembre-se de verificar as necessidades específicas e restrições alimentares para providenciar uma dieta adequada.

Atividade física

Especialmente os idosos que passam a maior parte do dia em casa podem cair no sedentarismo e sentir dores no corpo e nas articulações. Nesse caso, para manter a disposição e o bem-estar, é importante criar o hábito de realizar exercícios físicos. Alongamentos simples e atividades em família podem ajudar muito e, inclusive, contribuir para a longevidade.

Consultas regulares

As consultas regulares ao médico na terceira idade têm o papel de prevenir o agravamento de doenças por meio do diagnóstico precoce. Isso é importante para que, em caso de anormalidade, os problemas possam ser imediatamente tratados com um especialista. Sendo assim, é fundamental que, de tempos em tempos, mesmo que o idoso não tenha queixas, ele se submeta a exames de rotina.

Quais medidas ajudam a garantir segurança e bem-estar?

Veja agora alguns cuidados importantes com idosos para que, além da manutenção da saúde física, você assegure o seu bem-estar e a sua segurança!

Bem-estar é importante entre cuidados com idosos

Ambiente adaptado

Para garantir a segurança da pessoa com idade avançada, é preciso ter alguns cuidados com idosos como adaptar o ambiente no qual ela vive. Como vimos, nessa fase da vida, o corpo está mais sujeito aos efeitos graves de enfermidades. Ao mesmo tempo, a firmeza no corpo e o reflexo podem ser reduzidos.

Assim, é importante fazer mudanças na casa de modo a evitar quedas, por exemplo, tirando tapetes lisos e objetos soltos. Além disso, vale instalar corrimões nos cômodos e nos banheiros, prevenindo fraturas em quem já não tem o mesmo equilíbrio que os jovens.

Círculo afetivo

Familiares que cuidam de pessoas com idade avançada, muitas vezes, atentam somente ao conforto físico. Ao contrário do que muitos pensam, no entanto, a saúde mental é um ponto indispensável entre os cuidados com idosos.

Ter um círculo de amizades ativo e estar próximo dos familiares eleva a autoestima e a disposição do idoso. Caso ele não tenha essa rede de contatos, a dica é incluí-lo em atividades como hidroginástica, pilates e até cursos de seu interesse que permitam o contato com novas pessoas.

Iluminação do ambiente

Para os jovens, preocupar-se com a iluminação do ambiente pode não fazer sentido. Para quem está com idade mais avançada, entretanto, isso é decisivo na prevenção de acidentes domésticos.

Instalar interruptores próximos ao sofá ou às portas, por exemplo, evita que eles precisem andar no escuro e locomover-se com medo durante a noite. Providenciar um abajur perto da cama também pode ser uma grande ajuda.

Seguro contra acidentes

Por último, vale ressaltar a importância de cuidar de questões financeiras da pessoa com idade avançada, que também são fundamentais para a sua segurança em longo prazo.

Especialmente durante o isolamento social em idosos, em que os acidentes domésticos aumentam, vale pensar em um seguro voltado à sua proteção. O Seguro Master Acidentes Domiciliares é uma excelente opção nesse caso. Além de cobrir fraturas e queimaduras, ele ainda coloca à disposição do idoso diversos serviços de assistência ao lar, que vão ajudar inclusive na adaptação do ambiente.

Por que a higiene é importante?

A higiene é um conjunto de medidas indispensáveis para a prevenção de doenças em todas as idades. Em idosos, que podem ter seus mecanismos de defesa reduzidos, as medidas assumem papel ainda mais importante. Por outro lado, muitos acreditam que a higiene se restringe a ações como lavar as mãos e tomar banho diariamente.

É importante lembrar, no entanto, que ela está presente ao longo de todo o dia do idoso. Por exemplo, na lavagem de mercadorias e de produtos, na higienização regular de roupas e de objetos pessoais e na escovação correta dos dentes. É importante estar atento a cada pequeno hábito da vida do idoso e àquelas ações que podem favorecer a proliferação de microrganismos.

Prezar por bem-estar e segurança é importante em qualquer fase da vida. Especialmente para as pessoas com mais idade, isso torna-se ainda mais urgente já que, com o envelhecimento do organismo, o corpo fica mais sujeito ao acometimento e aos efeitos graves de doenças. Nesse sentido, é fundamental estar atento a alguns cuidados com idosos no dia a dia.

Entre eles, os hábitos saudáveis com alimentação e exercícios físicos. Além disso, é importante verificar a rotina de medicamentos recomendada pelo médico nas consultas regulares. Com esses cuidados, o idoso poderá manter a saúde física e mental e prevenir-se de qualquer problema no futuro.

materiais educativos

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail