Conheça os pilares para garantir um envelhecimento saudável

Conheça os pilares para garantir um envelhecimento saudável

A qualidade de vida na velhice é construída ainda na juventude, sobretudo por meio de bons hábitos de saúde. Portanto, o envelhecimento saudável é um objetivo possível de ser alcançado, e que traz diversos benefícios.

Os hábitos do presente são fundamentais para um futuro tranquilo, seguro e sem grandes complicações. É importante cuidar da alimentação, dos relacionamentos, da saúde e de outros aspectos que contribuem com a manutenção da qualidade de vida.

Neste artigo, vamos falar sobre o significado de envelhecer bem. Além disso, mostraremos o que pode ser feito para garantir um envelhecimento saudável. Confira mais sobre o assunto!

O que significa envelhecer bem?

Essa é uma expressão bastante utilizada e que pode ser interpretada de diversas maneiras. O envelhecimento saudável envolve diferentes aspectos, sejam sociais, sejam econômicos, sejam de saúde, como citamos anteriormente. Confira alguns elementos importantes!

Estar livre de doenças

Para um envelhecimento saudável, cuide do corpo e da mente

Um dos principais aspectos que ajudam o ser humano a envelhecer bem é não adoecer. As enfermidades comprometem a qualidade de vida, trazendo dores, restrições e gastos não aplicados a quem tem mais saúde.

Ao ter diversas doenças, temos um cotidiano atribulado, cheio de consultas, exames e medicamentos que precisam ser ingeridos. Portanto, previna-se!

Ter disposição

Algumas pessoas não passam por doenças, mas não têm disposição durante a velhice. Isso envolve a falta de ânimo para as atividades cotidianas, a ausência de uma rotina, entre outros problemas. É preciso cuidar para chegar à terceira idade com boa saúde mental e vontade de continuar aproveitando a vida.

Manter o bom humor

Outro aspecto que ajuda no envelhecimento é manter o bom humor. Você provavelmente já viu algum idoso rabugento ou que parece estar sempre de mal com a vida. Por isso, é fácil perceber como é muito mais vantajoso manter o clima alegre e saber como se divertir na melhor idade.

Como garantir um envelhecimento saudável?

Algumas atitudes ajudam a garantir um envelhecimento saudável, trazendo mais qualidade de vida à terceira idade. Veja o que pode ser feito!

Sono

Dormir bem é importantíssimo para uma vida saudável. Se você dorme pouco, tem mais probabilidade de engordar, desenvolver doenças cardíacas e aumentar o nível de estresse. Então, tente garantir uma boa noite de sono e se esforce para que ela seja revigorante.

Enquanto dormimos, o corpo libera hormônios que reforçam os níveis de colágeno e elastina, substâncias que contribuem para manter a pele saudável. Se possível, tente dormir de 7 a 9 horas por noite. Além disso, uma boa noite de sono recarrega as forças para os desafios do cotidiano, tornando você mais disposto e motivado.

Socialização

Outro ponto importante é a socialização. Cultivar bons relacionamentos com amigos e familiares ajuda a manter a motivação e a alegria. É interessante notar que as amizades do presente, quando bem-cultivadas, também serão as do futuro; portanto, vale a pena investir nesse aspecto.

A rotina do idoso é muito diferente, pois, na maioria dos casos, deixa-se de trabalhar, tendo várias horas disponíveis diariamente. Por isso, é importante encontrar atividades que tragam prazer e que sejam divididas com outros colegas, pois as conversas e os momentos passados juntos ajudam a manter a motivação durante esses anos.

Alimentação

Alimentação é fato importante para envelhecimento saudável

Uma alimentação balanceada e saudável é fundamental para envelhecer da melhor forma. Por isso, o consumo de frutas, saladas e cereais ajuda a manter longe diversas doenças e a melhorar a qualidade de vida.

A diminuição de gorduras e de alimentos processados reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e mortes prematuras de modo geral. Portanto, vale a pena cuidar da alimentação desde agora, trazendo mais saúde para o presente e o futuro.

Uso de protetor solar

Esse ponto é importante para evitar o envelhecimento precoce da pele. Quando nos expomos constantemente aos raios solares sem nenhuma proteção, aumenta a chance de desenvolver rugas, manchas e, o mais preocupante, câncer de pele.

A exposição ao sol é importante para que o corpo absorva a vitamina D, mas não é necessário ficar exposto por muito tempo e sem proteção. Lembre-se de cuidar da pele e, sempre que for necessário, utilizar protetor solar.

Exercícios físicos

Quem deseja envelhecer com saúde também deve ter uma rotina contínua de exercícios físicos. Essa é uma prática fundamental para manter o corpo ativo, sem comprometer o desempenho nas tarefas diárias e sem prejudicar a mobilidade nos anos de velhice.

Os exercícios permitem que o corpo se ajuste às transformações pelas quais passa com o tempo, além de aumentar a expectativa de vida. Portanto, é essencial se exercitar pelo menos 3 vezes por semana. Esse hábito trará benefícios para o presente e proporcionará bem-estar na terceira idade.

Realização periódica de exames

Como já falamos, as doenças podem ser um problema sério durante o envelhecimento. Uma boa forma de evitar essa dificuldade é fazendo a realização periódica de exames. Eles permitem que você encontre possíveis enfermidades rapidamente, o que possibilita tomar atitudes para corrigi-las e evitar que as doenças se tornem mais graves.

A prevenção é muito importante para evitar o desenvolvimento de doenças comuns para os idosos, como hipertensão e diabetes. Quando chegamos na terceira idade sem sofrer com esse tipo de enfermidade, a qualidade de vida é muito maior, pois não é necessário gastar muito tempo em médicos ou com remédios, nem se preocupar em excesso com a saúde.

Proteção financeira

Quem quer garantir um envelhecimento saudável também precisa se preocupar com a proteção financeira. Esse é um aspecto importante não só para casos como doenças e acidentes que requerem gastos não previstos, como também para dar mais tranquilidade e evitar estresse por causa de dinheiro.

Portanto, investir em um seguro de vida para idosos, que tenha cobertura também para doenças graves e acidentes, pode fazer toda a diferença!

Além disso, após a aposentadoria, a tendência é que os seus rendimentos sofram uma queda. Nesse sentido, já pensou na previdência privada? É uma boa alternativa que trará mais segurança e tranquilidade ao seu futuro.

Gostou das sugestões sobre envelhecimento saudável? Como você viu, ele depende de vários aspectos, e muitos deles estão ligados ao conforto financeiro na melhor idade. Entre em contato conosco e saiba como a previdência privada e o seguro de vida podem proporcionar uma aposentadoria mais tranquila financeiramente!

materiais educativos