Expectativa de vida: por que suas finanças devem caminhar junto aos seus planos

Expectativa de vida: por que suas finanças devem caminhar junto aos seus planos

Com o aumento da expectativa de vida da população, torna-se necessário planejar o futuro e pensar nas finanças em longo prazo. É esse tipo de postura, afinal, que garante não apenas uma velhice tranquila, mas também a realização de sonhos que nos acompanham durante a vida. Nem sempre, entretanto, adotar essas atitudes é um processo fácil.

Isso porque o planejamento financeiro só acontece de maneira eficaz quando se sabe o que quer e aonde se pretende chegar. A partir disto, é possível estabelecer metas e prioridades de gasto e elaborar um orçamento doméstico que guie hábitos financeiros mais saudáveis.

Pensando nessa relação estreita entre expectativa de vida e planejamento financeiro, bem como a importância de as finanças acompanharem os planos para o futuro, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto. Confira!

Qual a relação entre expectativa de vida e planejamento financeiro?

Saiba como a expectativa de vida influencia seu plano financeiro

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do brasileiro aumentou de 2017 para 2018, alcançando 76,3 anos. Por outro lado, a Pesquisa de Preparo para a Aposentadoria feita pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, mostrou que a população, em média, pretende viver até os 87 anos, ou seja, 11 anos acima do estimado pelo IBGE.

Embora queiram viver muito, poucos se programam para viver da melhor forma esse futuro esperado. De acordo com a pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto de Longevidade, 80% das pessoas ainda não se planejam para a aposentadoria, enquanto 59% acreditam que não poderão custear sequer seu plano de saúde na velhice.

Há, como se pode ver, um descompasso entre a expectativa de vida e o efetivo planejamento de longo prazo.

Isso pode gerar várias consequências, como a redução da renda mensal e a insuficiência de recursos para manter um bom padrão de vida, especialmente se pensarmos na queda da força de trabalho entre os mais idosos. Por essa razão, é necessário que expectativa de vida e finanças andem lado a lado, de modo a garantir um futuro saudável e próspero.

Como estabelecer seus planos de acordo com as finanças?

As finanças são, sem dúvidas, indispensáveis para o alcance de objetivos. Basta pensar que, quando a vida financeira não vai bem, geralmente as questões pessoais também são afetadas. Viagens são deixadas de lado e projetos de curto prazo passam a ficar em segundo plano.

Portanto, é fundamental ter um plano sólido e que funcione em longo prazo. Por outro lado, não existe uma fórmula financeira ideal.

O planejamento elaborado por você dependerá de diversas variáveis, como receita mensal média, gastos fixos e propósitos de vida. Confira algumas dicas para estabelecer seus planos de acordo com as finanças!

Estabeleça objetivos

Como visto, um bom planejamento depende de objetivos bem definidos. Somente dessa forma é possível estabelecer metas financeiras claras e adaptar seus hábitos. Sendo assim, como primeiro passo, entenda o que você deseja alcançar ao longo da vida, separando esses projetos pessoais em três categorias: curto, médio ou longo prazo.

É importante que tais objetivos estejam de acordo com as suas possibilidades e sejam atingíveis conforme o seu padrão de vida. Isso não quer dizer que você não possa buscar novos sonhos, mas sim que esses deverão constar em um projeto de longo prazo paralelamente, já que podem depender de outros elementos, como aumento de receitas mensais.

Entenda as possibilidades

Após estabelecer os sonhos, é importante olhar para a sua realidade financeira atual, compreendendo o orçamento, bem como as entradas e as saídas de recursos mês a mês. Isso permite entender, por exemplo, o que pode ser cortado e o que deve ser mantido para que objetivos sejam alcançados.

É nesta etapa que você poderá rever prioridades, adaptar os objetivos fixados anteriormente e visualizar quais são as suas possibilidades. A partir de então, será possível fixar os projetos a serem realizados durante a vida e elaborar metas específicas, como veremos a seguir.

materiais educativos

Elabore metas

O terceiro passo deve ser elaborar metas específicas para cada um dos seus objetivos, sempre pensando nas finanças como um todo. Essas metas que constituirão o planejamento devem ser mensuráveis e ter um tempo certo de realização.

Por exemplo, como meta de curto prazo para o pagamento de dívidas, você pode definir que, durante o período de 1 ano, todo mês será poupado o equivalente a 10% do salário.

Como projeto de longo prazo, por outro lado, reserve valores por anos ou destine investimentos para o pagamento de uma previdência privada. Isso não apenas permite reorganizar a vida financeira, como também motiva o cumprimento de metas — já que terá a exata noção dos objetivos que poderá atingir a partir de agora.

Por que contar com um seguro de vida e com uma previdência privada?

Com a expectativa de vida aumentando, proteja quem ama

Ao planejar as finanças, partimos do pressuposto de que tudo correrá conforme o que foi estipulado. Entretanto, há imprevistos que escapam do nosso controle e que podem comprometer seriamente o orçamento familiar.

Um deles é a morte de um ente familiar. E se este for provedor da casa, os impactos são ainda maiores. Para evitar a queda na qualidade de vida e garantir a tranquilidade financeira, o seguro de vida pode ser um grande aliado.

Da mesma forma, para que o planejamento seja eficaz ao longo dos anos e você consiga realizar seus projetos, a contratação de uma previdência privada é importante. Com as atuais mudanças impostas pela Reforma da Previdência, esse cuidado fica ainda mais evidente.

Por meio dessa poupança particular, você terá mais liberdade para planejar um envelhecimento saudável e para decidir sobre o seu futuro.

De que maneira a MAG Seguros pode ajudar?

Como visto, o seguro de vida e a previdência privada são grandes aliados no planejamento financeiro, sendo recursos que acompanham a expectativa de vida e permitem manter o seu padrão de vida e daqueles que você ama. Na hora de contratar esses serviços, no entanto, é fundamental buscar parcerias confiáveis no mercado.

Nesse sentido, a MAG Seguros pode ser grande aliada. Isso porque, pela sua ampla experiência em seguros e previdência privada, a instituição é grande referência.

Além disso, conta com soluções e serviços flexíveis, de modo a atender a todas as necessidades de seus clientes e garantir segurança financeira. Com valores sólidos, a MAG pode ajudar na construção de uma vida tranquila e com qualidade.

O aumento da expectativa de vida da população torna ainda mais urgente pensar em como as finanças acompanharão planos e projetos durante a vida. Cada vez mais, é preciso se preparar a longo prazo, estabelecendo metas sólidas e buscando serviços auxiliares que assegurem um bom padrão de vida e protejam o patrimônio contra imprevistos.

Nesse sentido, vale a pena considerar um seguro de vida e uma previdência privada no planejamento. Ambos permitem sonhar para o futuro com alta expectativa de vida e garantem os resultados planejados.

Faça uma simulação de seguro de vida agora mesmo e saiba quais são as coberturas ideais para você e sua família!

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail