8 dicas para desenvolver hábitos saudáveis durante a quarentena

8 dicas para desenvolver hábitos saudáveis durante a quarentena

O período de isolamento social é, inegavelmente, desafiador para todos. No entanto, apesar do cenário complexo, que levou as pessoas a mudarem bastante a rotina, é essencial cultivar um pouco de otimismo para que as coisas não fiquem mais complexas do que já estão. Nesse sentido, priorizar a saúde física e mental, desenvolvendo hábitos saudáveis durante a quarentena, mostra-se indispensável para passar por esse momento da melhor forma.

Entre os passos importantes para tornar a rotina dentro de casa mais leve e manter, não só a saúde, como a mente em dia, estão planejar a alimentação, não abrir mão de atividades físicas e buscar aprender algo novo. Confira 8 dicas para desenvolver hábitos saudáveis durante a quarentena!

1. Estabeleça uma rotina

Veja 8 hábitos saudáveis para manter na quarentena

Um dos passos mais importantes para manter ou desenvolver hábitos saudáveis durante a quarentena é estabelecer uma rotina. O ideal é seguir os mesmos horários da sua rotina antes do isolamento.

Quem tinha o costume de fazer exercícios físicos pela manhã, por exemplo, deve buscar manter o horário. Dessa forma, o corpo e a mente sentirão menos as mudanças provocadas pelo novo momento.

Ter uma rotina também evita desafios comuns, como trabalhar muito além do horário e não saber diferenciar os períodos de estudo, de trabalho e de lazer.

2. Diferencie quarentena de férias

Para manter a saúde em dia durante esse período desafiador, é importante entender que quarentena não é sinônimo de férias.

Mesmo a curto prazo, hábitos nocivos, como comer apenas besteiras durante o dia ou assistir à televisão mais do que deveria, podem fazer mal ao corpo e, até mesmo, à mente, que não saberá mais diferenciar quais momentos são de lazer e quais são de trabalho.

Quem deseja se manter saudável e proteger quem está à sua volta também precisa entender que o momento pede que se fique em casa. Ou seja, é para evitar aglomerações, viagens e só sair caso seja mesmo necessário.

3. Planeje a alimentação

A alimentação pode ser um problema durante o período de isolamento social, principalmente no caso de quem trabalha fora e/ou tinha o costume de fazer suas refeições na rua.

A regra de ouro para manter a alimentação em dia é planejamento. Logo no início da semana, planeje as refeições da casa.

Você pode cozinhar no fim de semana e refrigerar os pratos a serem consumidos ao longo da semana, por exemplo. O ideal é também comer nos horários regulares para que o corpo não estranhe tanto.

Os alimentos que farão parte do cardápio merecem atenção. Prefira sempre opções saudáveis e leves, afinal, o corpo não se movimentará tanto.

Evite processados, fast-food e alternativas que fornecem apenas calorias e nenhum nutriente, o que pode levar ao aparecimento de doenças oportunistas.

Não deixe, ainda, de manter o consumo regular de água. Beba, pelo menos, oito copos por dia para garantir sua hidratação.

materiais educativos

4. Não siga dietas restritas

Um momento complexo como o atual, em que a rotina muda, e é preciso apostar na flexibilidade para se adaptar, não é o ideal para seguir dietas muito restritivas.

Além de correr o risco de baixar a imunidade ao investir em uma alimentação que não é devidamente balanceada, pode haver dificuldade de conseguir alguns alimentos muito específicos.

Para manter a saúde em dia, prefira seguir uma dieta simples, mas que forneça todos os nutrientes necessários ao corpo, equilibrando a quantidade de proteínas, carboidratos, frutas, legumes e vegetais.

5. Faça atividade física em casa

Mesmo em período de isolamento social, é essencial tentar manter o corpo minimamente ativo. Por isso, invista na prática de atividades físicas mesmo em casa.

É possível praticar exercícios diversos com a ajuda de aplicativos, vídeos no YouTube e até mesmo lives que profissionais fazem em redes como Instagram.

Quem não tem o costume de praticar atividade física deve começar com exercícios mais leves, como alongamento ou ioga, sempre tomando o cuidado de não forçar o corpo para não correr o risco de se machucar.

6. Durma e acorde sempre no mesmo horário

O período de isolamento social também pode ser uma oportunidade para regular o sono e, assim, ganhar mais disposição durante o dia. Para isso, busque sempre dormir e acordar no mesmo horário de costume.

Evite hábitos nocivos, como ficar acordado a madrugada inteira e dormir durante dia, para não enfrentar problemas como queda de produtividade e cansaço.

Outro cuidado importante para quem quer dormir melhor é evitar o uso de eletrônicos, como celular, pelo menos, uma hora antes dormir.

7. Aprenda alguma coisa nova

Veja 8 hábitos saudáveis para praticar na quarentena

Este momento de quarentena, apesar de desafiador, pode ser uma oportunidade de investir em educação e aprender algo novo. Escolha um dos diversos cursos online disponíveis. Mesmo quem está em busca do controle de gastos pode fazer aulas gratuitas em temas diversos.

Aprender alguma coisa nova é hábito que não precisa estar diretamente ligado ao universo profissional. Pode ser um bom momento para começar algum hobby que sempre quis, como aprender a tocar violão, bordar ou cozinhar.

8. Persista nos novos hábitos saudáveis

Por fim, é essencial ter em mente que persistir nos novos hábitos adquiridos durante este período de isolamento social é passo importante para efetivamente mantê-los na rotina no futuro.

Tenha isso em mente, principalmente nos dias mais desafiadores, em que a ansiedade ataca e não há vontade de comer bem ou praticar exercícios, por exemplo.

Viva um dia de cada vez, mas sempre persista nas práticas que fazem bem ao corpo e à mente. Os momentos de desânimo passarão, e os benefícios de ter insistido nos hábitos saudáveis ficarão mais claros a cada dia.

O cenário desafiador do novo coronavírus torna essencial o desenvolvimento de hábitos saudáveis para, assim, manter em dia a saúde física e mental.

Coloque já em prática nossas dicas e tenha em mente que a criação de novos costumes depende de foco e de persistência. Não desista até que seus hábitos negativos sejam substituídos por outros melhores.

mag-banner-blog-bemestar-980x118-animado02-v06

  • Publicado

    03 de junho de 2020

  • Categoria

    Longevidade

  • Tags Relacionadas

    Saúde

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail