Prevenção de acidentes com idosos: o que fazer?

Prevenção de acidentes com idosos: o que fazer?

Conforme a velhice se aproxima, ficamos mais suscetíveis a acidentes em casa e em ambientes externos por conta de fatores como a perda de equilíbrio e a fraqueza nas pernas. Investir na prevenção de acidentes com idosos, portanto, é indispensável para preservar a integridade física e a saúde após os 65 anos.

Entre as dicas para prevenção de acidentes com idosos como quedas, cortes e outros contratempos que podem ser fatais, é indicado ter piso antiderrapante em casa, proteger quinas e manter objetos cortantes fora do alcance. A seguir, você verá detalhes de como os acidentes acontecem e o que fazer para prevenir!

Principais acidentes com idosos

Para investir no cuidado com idosos, é importante saber mais informações sobre os principais acidentes que acontecem na terceira idade. Confira!

Saiba como agir para a prevenção de acidentes com idosos

Quedas

Seja por conta de doenças, como labirintite, seja por uma simples fraqueza nas pernas, as quedas são acidentes comuns com idosos tanto em casa quanto nas ruas.

Por mais que, à primeira vista, não pareçam tão graves, não se engane: ao perder o equilíbrio nas ruas, o idoso está sujeito a atropelamentos e corre o risco de ficar inconsciente e vulnerável. Mesmo em casa, a situação também é perigosa. Ao levar um tombo, a pessoa pode bater a cabeça em uma quina e desmaiar, por exemplo.

Queimaduras

Outro acidente bastante comum com idosos são queimaduras. Seja por perder o equilíbrio ao tentar tirar uma panela do forno, seja por acender uma luz durante um vazamento de gás, pessoas da terceira idade ficam mais suscetíveis não só por conta das restrições físicas, como pela confusão mental que pode ser comum conforme a idade avança.

Cortes

Os idosos, muitas vezes, perdem a firmeza na mão com o passar dos anos. Com isso, podem sofrer cortes mesmo em atividades simples do dia a dia, como fatiar legumes ou usar uma tesoura de ponta para cortar papéis e abrir caixas.

Intoxicação

Seja por tomar um remédio na dose errada por descuido, seja por esquecer que têm alergia a determinado alimento, idosos também são um grupo mais vulnerável a intoxicações, o que requer atenção redobrada por pessoas que fazem parte da sua convivência familiar e cuidadores.

Dicas para prevenção de acidentes com idosos

Agora que você já conhece alguns dos acidentes mais comuns na terceira idade, é importante saber algumas medidas importantes para evitar que eles aconteçam dentro da sua casa.

A boa notícia é que, com alguns cuidados e alterações nos ambientes, você reduz bastante as chances de ter problemas na sua residência. Veja como fazer a prevenção de acidentes com idosos sem estresse!

Tenha piso antiderrapante

Um dos principais cuidados para evitar acidentes com idosos em casa é ter um piso antiderrapante nos cômodos ou, pelo menos, contar com fitas e faixas com essas características em escadas. Dessa forma, você evita possíveis escorregões e consequentes quedas.

É importante, ainda, retirar tapetes, capachos e carpetes que tenham pontas soltas para evitar tropeções. A recomendação é que, além do piso antiderrapante, o idoso não ande de meias pela casa, usando sempre um calçado que tenha sola aderente.

Proteja quinas

Entenda como evitar acidentes com idosos

Proteger as quinas dos móveis da casa é uma maneira de evitar esbarrões e possíveis contusões. Isso evita também que o idoso bata a cabeça e machuque-se em caso de queda.

No caso específico do banheiro, é importante instalar barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro do box para evitar a perda de equilíbrio. É essencial, ainda, pedir ao idoso para não trancar o banheiro, que é um dos locais da casa em que os acidentes acontecem com maior frequência. Dessa forma, você pode acessar o cômodo em caso de necessidade.

Mantenha objetos cortantes e perigosos fora do alcance do idoso

Como comentamos, cortes estão entre os acidentes mais comuns com idosos. Por isso, é preciso deixar objetos do tipo facas, tesouras e outros itens cortantes fora do alcance das pessoas que não têm mais condições de usá-los.

Dessa forma, você reduz bastante o risco de acidentes caso o idoso insista em usar facas e tesouras mesmo sem firmeza nas mãos, por exemplo. É importante que remédios também estejam guardados em local seguro e tenham seus horários e dosagens controlados de perto.

Evite muitos obstáculos dentro de casa

Casas com circulação de idosos devem priorizar o espaçamento entre os móveis e contar com a menor quantidade possível de obstáculos. Afinal, muitos móveis no caminho, principalmente baixos, como pufes, bancos e mesinhas, podem fazer a pessoa tropeçar ou chocar-se, machucando partes do corpo como perna ou pé.

O ideal é manter apenas os móveis necessários e acomodá-los, de preferência, nos cantos dos cômodos. A iluminação é outro ponto de atenção para evitar possíveis tropeços. Garanta que todas as áreas da casa, principalmente aquelas usadas pelo idoso, estejam bem iluminadas.

É preciso ter em mente que não só a disposição dos móveis da casa, mas toda a sua rotina deve ser pensada para facilitar ao máximo a vida do idoso.

Por isso, não hesite em fazer adaptações necessárias para evitar acidentes: busque uma cama mais baixa para que a pessoa possa sair dela com os pés no chão; troque peças perigosas, como mesas de vidro, e tenha atenção especial a fios soltos e qualquer coisa que possa causar tropeções.

Garanta que os itens usados com maior frequência pelo idoso sejam de fácil acesso. Assim, ele mantém a liberdade na rotina sem correr riscos desnecessários. Adaptação é palavra de ordem.

Auxílios extras

Investir na prevenção de acidentes com idosos, preocupando-se com a segurança das pessoas da terceira idade, é uma forma de garantir a longevidade e a qualidade de vida.

Se você busca um aliado para se proteger ainda mais contra acidentes, conheça o seguro Master Acidentes Domiciliares.

Além de cobrir incidentes comuns na terceira idade, como fraturas e queimaduras, ele ainda disponibiliza diversos serviços para a sua casa ficar mais segura, inclusive os que citamos. A proteção ainda prevê reembolso para despesas decorrentes de acidentes.

Quer conhecer melhor o seguro Master Acidentes Domiciliares e como ele pode ser um aliado para a sua proteção? Entre em contato agora mesmo!

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail