4 principais fatores que influenciam na qualidade de vida dos idosos

4 principais fatores que influenciam na qualidade de vida dos idosos

Ter atenção à qualidade de vida dos idosos é cuidado essencial para garantir a longevidade e o bem-estar na terceira idade. São muitos os fatores que influenciam nesse tópico, como investir em atividades em família, estimular a prática de atividades físicas e manter uma rotina de consultas médicas.

Neste post, vamos falar sobre a importância da qualidade de vida dos idosos, detalhar alguns fatores que influenciam no bem-estar de pessoas com mais de 65 anos, apresentar alguns dados sobre o tema no Brasil e falar da importância de um seguro nesse momento da vida. Siga com a gente!

A importância da qualidade de vida dos idosos

Entenda a importância da qualidade de vida dos idosos

A combinação envelhecimento e qualidade de vida deve ser prioridade. Por mais que o conceito seja subjetivo — afinal, o que é felicidade para uma pessoa pode não ser para outra —, é possível considerar alguns pontos determinantes para o bem-estar na terceira idade.

Entre eles, convivência com outras pessoas, sejam familiares ou amigos; cuidados com o corpo, para mantê-lo ativo, e realização de atividades que mantenham a mente estimulada e deem prazer.

É inegável que, quando os idosos mantêm contato constante com outras pessoas, têm hábitos saudáveis e desenvolvem atividades prazerosas, eles desfrutam de benefícios como:

• mais disposição;

• menor propensão a doenças;

• maior sociabilidade;

• mais motivação no dia a dia.

Fatores que influenciam na qualidade de vida dos idosos

Investir na qualidade de vida dos idosos é um passo importante para garantir a longevidade e o bem-estar durante o processo de envelhecimento.

São vários os fatores que influenciam esse índice, como buscar desenvolver hábitos saudáveis, manter a mente em dia com novas atividades e ter contato com família, amigos e colegas. Confira detalhes de cada um a seguir.

1. Hábitos saudáveis

Manter ou, pelo menos, desenvolver hábitos mais saudáveis é fator essencial para a qualidade de vida na terceira idade. A atividade física, por exemplo, não só ajuda a conservar o corpo são, como também traz benefícios no aspecto mental, reduzindo a ansiedade e o estresse.

A alimentação é outro ponto de atenção. É importante garantir a ingestão de itens saudáveis e alinhados não só à idade como às necessidades específicas de saúde do idoso. Por isso, é essencial o acompanhamento de um nutricionista para garantir que a dieta está adequada ao que a pessoa precisa.

Para manter a qualidade de vida em dia durante o envelhecimento, é ainda mais importante abrir mão de hábitos e de comportamentos nocivos à saúde, como fumar e consumir bebidas alcoólicas e alimentos industrializados em excesso. A manutenção da saúde do idoso e, consequentemente, do seu bem-estar, tem ligação direta com o que ele consome no dia a dia.

Hábitos saudáveis ajudam na qualidade de vida dos idosos

2. Estímulo da mente

Cuidar do corpo é importante, mas, para garantir a felicidade e o bem-estar na terceira idade, a mente deve ser constantemente estimulada. Para isso, é necessário incentivar que o idoso desenvolva novas atividades e cultive hobbies de que gosta, seja leitura, seja jardinagem, seja prática de um instrumento musical.

Com o apoio da internet, são inúmeras as possibilidades de diversão sem precisar sair de casa. Fazer cursos, assistir a vídeos sobre temas de interesse e até mesmo jogar online são algumas maneiras de manter a mente estimulada mesmo na idade mais avançada, garantindo a saúde mental em dia.

3. Contato interpessoal

Ter contato com família, amigos e colegas é outro fator essencial para a qualidade de vida dos idosos. Uma das grandes queixas das pessoas da terceira idade é relativa à solidão, principalmente no caso de quem vive sozinho ou em casas de repouso.

Independentemente de onde o idoso mora, é importante que a família esteja sempre em contato, de forma presencial, por telefone ou por chamadas em vídeo.

É interessante ainda estimular que as pessoas da terceira idade mantenham interação com amigos e colegas, sejam da mesma idade, sejam de outra faixa etária. Essa troca de experiências faz toda a diferença na qualidade de vida!

materiais educativos

4. Rotina de saúde

Ir ao médico com frequência e manter todos os exames em dia é importante em qualquer fase da vida, mas, no caso dos idosos, ainda mais. Especialmente aqueles que têm algum tipo de doença crônica não podem descuidar das visitas ao consultório médico e das medicações necessárias para viver bem.

Dados sobre a qualidade de vida dos idosos no Brasil

De acordo com o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) com divulgação em 2018, 75,3% dos idosos do país contam apenas com os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O levantamento mostra ainda que 83,1% dos integrantes da terceira idade compareceram a, pelo menos, uma consulta com médico nos últimos 12 meses, mostrando que há preocupação em manter a qualidade de vida.

Já segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a prevalência de diabetes subiu de 5,5% para 7,4% entre 2006 e 2019. No mesmo período, a hipertensão arterial foi de 22,6% para 24,5%.

Mulheres e idosos com mais de 65 anos estão entre o público mais atingido pela diabetes e, também, pela hipertensão arterial. Essa última doença atinge a 59,3% das pessoas com mais de 65 anos, sendo 55,5% do sexo masculino e 61,6%, feminino.

Por mais que a qualidade de vida dependa da percepção do indivíduo sobre o que é felicidade, o crescimento de doenças como diabetes e hipertensão serve como alerta.

Trata-se de doenças que exigem cuidados especiais para não comprometerem o bem-estar, mostrando que é preciso ter atenção redobrada aos vários fatores que influenciam a qualidade de vida dos idosos.

Como a MAG Seguros pode ajudar

Além de todos os fatores que mencionamos acima, para garantir a qualidade de vida e a longevidade nessa fase da vida, é essencial investir na prevenção de acidentes com esse público. Assim, outro item de muita importância é a segurança de que pessoas da terceira idade precisam em seu dia a dia.

O seguro Master Acidentes Domiciliares, voltado para a proteção de idosos contra acidentes, incluindo os domésticos, pode ser o auxílio extra de que você precisa para cuidar ainda melhor dos idosos da sua família e mantê-los seguros. Entre os principais benefícios de contratar o seguro, estão:

• cobertura no caso de acidentes domésticos comuns na terceira idade, como fraturas e queimaduras;

• reembolso para despesas que decorram de acidentes;

• serviços para a segurança da casa.

Agora que você já sabe alguns dos fatores importantes para manter a qualidade de vida dos idosos e já está familiarizado com produtos como seguro de vida, não deixe de considerar a contratação de um seguro contra acidentes para proteger esse público nessa fase tão importante da vida.

Para saber mais sobre o seguro Master Acidentes Domiciliares e como ele pode ajudar a manter a qualidade de vida na terceira idade, entre em contato com a gente!

 

  • Publicado

    19 de agosto de 2020

  • Categoria

    Longevidade

  • Tags Relacionadas

    Saúde

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail