Saúde digital: o que é quais são os benefícios? Confira!

Saúde digital: o que é quais são os benefícios? Confira!

A criação de novas tecnologias permite o desenvolvimento de diversas áreas de atuação, inclusive a medicina. O uso de equipamentos modernos contribuiu para a criação de tratamentos, remédios e técnicas, além de novos segmentos como a saúde digital.

Nessa modalidade, as informações se tornam mais acessíveis aos pacientes e à equipe responsável por seu tratamento. Isso representa uma universalização do conhecimento científico que ajuda a melhorar a relação entre médico e paciente, trazendo mais clareza e conforto para todos.

Também há melhorias em outras áreas, como a pesquisa científica e a gestão hospitalar. Se você quer saber como a saúde digital pode contribuir para a sua segurança e de toda a sua família, continue a leitura e confira!

O que é saúde digital?

A saúde digital representa uma área da medicina que utiliza tecnologias da informação e comunicação para o tratamento de pacientes, desenvolvimento de pesquisa, treinamento de equipes, promoção do conhecimento e acompanhamento de doenças.

Grande parte das ações em saúde digital consiste em reunir informações sobre os pacientes e fazer um acompanhamento mais completo de seu histórico, seja por meio de tratamentos, consultas ou exames realizados.

Essa ideia, também conhecida como Saúde 4.0, possibilita a criação de um canal de comunicação completo que integra diversos softwares e dispositivos, unificando informações e históricos clínicos.

Esse assunto ganhou notoriedade internacional por conta da elaboração de uma Estratégia Global de Saúde Digital, desenvolvida pela OMS em 2019. Assim, quanto mais compartilhamento entre empresas, núcleos de pesquisa e universidade, mais simples e eficiente será o acesso a tratamentos de qualidade por toda a comunidade.

O que a saúde digital abrange?

A saúde digital é mais abrangente do que o chamado e-Saúde. Ela inclui novas soluções e vem incorporando os avanços na tecnologia como diferentes conceitos.

É possível ver o uso de prontuários eletrônicos, big data, sistemas integrados, conectividade entre setores e outras soluções que melhoram a sua experiência enquanto paciente.

Aplicações de redes sociais

A saúde digital também trouxe novas aplicações de redes sociais. Por meio dela é possível encontrar um lugar rico de informações, dados científicos e um ambiente propício para a interação com outros pacientes.

Além disso, existem redes sociais para que os profissionais da saúde possam acompanhar estatísticas sobre doenças e notícias sobre saúde mental e/ou física, que podem ajudar a prevenir potenciais problemas.

Por meio desse canal, diversas pessoas conseguem interagir e sanar dúvidas com profissionais e indivíduos que já passaram por experiências parecidas com as suas.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) permite a integração entre dispositivos distintos, integrar os diagnósticos e obter mais informações para facilitar os tratamentos de cada paciente.

Por meio dela também há benefícios para as organizações que conseguem efetuar uma melhor gestão dos recursos médicos, monitorar estoques em tempo real, realizar a auditoria clínica de tratamentos, entre outros pontos importantes. Tudo isso para você ter um atendimento de qualidade garantido.

Assim, optar por instituições que aplicam a IoT pode proporcionar uma melhor experiência para o paciente e fornecer total segurança em todo o tratamento. Como o seu uso proporciona cooperação e otimiza a comunicação entre setores, os erros são reduzidos e o atendimento é ainda mais eficaz.

Inteligência Artificial (IA)

Outro aspecto que emergiu junto à saúde digital foi a aplicação da Inteligência artificial nessa área. Ela desempenha um papel fundamental, auxiliando os profissionais da saúde a ter diagnósticos mais precisos e confiáveis.

Com esse uso é possível ter maior clareza na avaliação médica, definir quais casos podem ser descartados e o que deve ser considerado ao realizar o diagnóstico. Além disso, esse recurso auxilia na melhora da experiência do paciente e torna os processos menos invasivos.

A utilização de chatbots e Inteligência Artificial, por exemplo, permite a categorização de queixas e perguntas mais frequentes. Com esse recurso, a empresa consegue encontrar soluções, otimizar o atendimento e melhorar a experiência individual de cada paciente.

Quais são os benefícios da saúde digital?

Fazer a opção por negócios que oferecem serviços com esse conceito aplicado pode trazer muitos benefícios para o seu grupo familiar. Ao fazer consultas por telemedicina, por exemplo, você evita perder muito tempo em filas de consultório esperando o atendimento.

Além disso, pode contar com diagnósticos precisos, que vão garantir a tranquilidade e segurança de que o tratamento será feito de maneira correta. Outro benefício da saúde digital para os pacientes é a facilidade no agendamento de consultas. Diante do agendamento online, tudo fica mais simples e objetivo.

Por isso, quando precisar realizar uma consulta, um tratamento ou necessitar de um serviço médico, não pense duas vezes em fazer a escolha por empresas que oferecem serviços de saúde digital. Desse modo, você vai aproveitar esses e muitos outros benefícios proporcionados.

Quais são as vantagens do Seguro Vida Toda Bem-Estar da MAG?

O Seguro Vida Toda Bem-Estar da MAG Seguros ajuda a cuidar do aspecto financeiro de sua saúde. A partir de uma série de serviços, benefícios e coberturas, você se protege de inúmeras situações médicas delicadas que comprometem, além do bem-estar físico, a sua tranquilidade financeira.

Esse seguro conta com todo o suporte oferecido pela telemedicina, atendendo às suas necessidades por meio de especialistas em diversas áreas e que estão disponíveis 24 horas por dia.

Já para os casos que necessitam de atendimento presencial e de exames, você pode contar com excelentes descontos na rede referenciada.

Outro ponto que afeta diretamente a sua qualidade de vida é o acesso à telessaúde. Esse canal facilita o seu contato com profissionais que podem contribuir para a melhoria do seu bem-estar, como o suporte de nutricionistas, educadores físicos e psicólogos.

Quanto aos medicamentos, ao utilizar o Seguro Vida Toda Bem-Estar você conta com descontos de até 50% em mais de 9 mil itens cadastrados. Já o suporte para doenças graves pode ser utilizado como desejar, seja para custear despesas hospitalares, medicamentos ou demais custos.

Viu como é possível utilizar as soluções de saúde digital no seu dia a dia? Ao contar com um plano de saúde completo e repleto de possibilidades, você consegue ter à disposição o suporte de diversos especialistas sem sair de casa.

Desse modo, a saúde e segurança de toda a família é garantida, fazendo com que não precise carregar consigo as preocupações financeiras de bancar tais custos.

Gostou do nosso artigo? Então, entre em contato conosco ou simule e contrate o Seguro Vida Toda Bem-Estar online. Descubra como a MAG Seguros pode ajudar a manter a segurança de você e de toda a sua família!

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail