Telemedicina: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Telemedicina: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Saúde e qualidade de vida são resultados de uma combinação de bons hábitos (boa alimentação, atividades físicas, descanso adequado) com acesso à assistência médica eficiente — seja para prevenir eventuais doenças, seja para tratar possíveis enfermidades. Contudo, com a pandemia, alguns desses cuidados ficaram de lado, já que muitas pessoas deixaram de procurar médicos e outros profissionais de saúde com medo de serem contaminados. Nesse cenário, a telemedicina tem papel fundamental.

Mas se você nunca ouviu falar sobre o que é telemedicina, não se preocupe. Para reforçar a importância desse recurso, vamos explicar o que ela é, como funciona e quais são as inúmeras vantagens de contar com essa possibilidade de atendimento. Boa leitura!

O que é telemedicina?

Saiba o que é telemedicina e veja as vantagens A telemedicina envolve o exercício da medicina (e de algumas outras práticas de profissionais de saúde) feito a distância utilizando meios de comunicação, em especial a internet (com o auxílio de câmeras e microfones). Ou seja, nem o médico nem o paciente precisam se deslocar e se encontrar presencialmente para que o atendimento seja prestado.

Embora seja regulamentada há bastante tempo (o Conselho Federal de Medicina prevê a prática desde o começo dos anos 2000), foi com a disseminação da Covid-19 que a telemedicina ganhou mais destaque e ampliou o número de adeptos.

E não é difícil de entender a razão. Como uma das principais formas de evitar o coronavírus envolve manter o distanciamento social, não precisar ir até consultórios e hospitais em busca de ajuda pode ser útil em diversas situações. Isso contribui para que muitas pessoas recebam o atendimento adequado e de forma segura.

Como ela funciona?

O funcionamento da telemedicina pode variar um pouco de acordo com a especialidade médica ou as orientações do conselho de classe de cada profissional de saúde. Assim, psicólogos podem atuar de formas diferentes de médicos, por exemplo.

Todavia, no caso da medicina, o atendimento remoto pode ser empregado para algumas finalidades:

• teleorientação, para o fornecimento de informações ao paciente;

• telemonitoramento, para acompanhamento e monitoramento do quadro de saúde;

• teleconsulta, atendimento médico a distância, incluindo a elaboração de diagnósticos e de receitas.

Na maioria dos casos, o atendimento é feito de forma síncrona. Isso significa que médico e paciente ficam conectados em tempo real e se comunicam por meio de imagem e som. No entanto, há a possibilidade de atendimento assíncrono, no qual as respostas não são imediatas.

Para isso, são utilizados softwares de trocas de mensagens ou outra plataforma apropriada. Esse método costuma ser mais utilizado quando há a necessidade de emissão de laudos.

O médico que adota a telemedicina precisa seguir uma série de parâmetros para resguardar o sigilo da condição do paciente e manter a segurança na comunicação entre as partes. Além disso, todo o atendimento deve ser devidamente registrado; as eventuais receitas emitidas devem conter assinatura eletrônica e seguirem as demais normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Quais são as vantagens da telemedicina?

Veja como usar a telemedicina a seu favor

A principal vantagem da telemedicina, ainda mais no contexto atual, é que ela permite o acompanhamento ágil e seguro do estado de saúde do paciente, esteja ele acometido por uma doença transmissível ou não.

Vamos pegar como exemplo a própria Covid-19. Caso um paciente tenha a suspeita de infecção pelo vírus, a recomendação é de que ele se isole imediatamente. Mas como fica a assistência médica?

Se tiver acesso à telemedicina, ele poderá entrar em contato com um médico. No primeiro momento, o profissional fornecerá as orientações básicas sobre o possível quadro, incluindo quais são os cuidados básicos a serem tomados e o que deve ser feito para realizar o exame laboratorial que confirma o diagnóstico da doença.

Confirmado o diagnóstico, as futuras consultas remotas podem servir para acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente. A partir disso, serão definidos quais são os próximos passos, bem como a avaliação da necessidade de procurar atendimento presencial.

Além disso, a telemedicina ajuda a aliviar a procura por outros atendimentos mais simples e que podem ser resolvidos com prescrições e orientações dadas a distância, sem qualquer prejuízo na qualidade da assistência oferecida. Tal dinâmica ajuda com que as autoridades lidem melhor com a ocupação das instalações de saúde.

A telemedicina também facilita o acesso a serviços de saúde em outros contextos, que vão além do quadro pandêmico atual. Por meio remoto, pacientes de localidades mais distantes tem à disposição atendimento sem que, para isso, precisem se deslocar por longos trechos sem necessidade.

Em última instância, a telemedicina gera uma importante economia de recursos tanto para pacientes quanto para os profissionais de saúde, sem que isso implique em perda de eficiência na assistência prestada. Logo, é importante compreender e aproveitar todos os benefícios dessa prática, ainda mais em um cenário em que todo o cuidado é valioso.

Como funciona a assistência Bem-Estar da MAG Seguros?

Considerando tudo o que foi apresentado a respeito deste tópico, a MAG Seguros incluiu a telemedicina como uma das coberturas do seu seguro Vida Toda Bem-Estar. Ele ainda garante ao segurado acesso a uma série de serviços e benefícios que, com certeza, vão contribuir com os seus cuidados de saúde, melhorando a qualidade de vida.

Dentro desses benefícios, além do desconto em mais de 9 mil medicamentos, exames e consultas, está a disponibilização de canais de atendimentos de telemedicina com médicos, 24 horas por dia.

O serviço conta igualmente com a atuação de outros profissionais de saúde via telefone, como psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos e assistentes sociais. Isso garante um cuidado amplo da saúde, o que certamente contribui com o bem-estar do segurado.

Tudo isso com o respaldo e a confiança que só uma das maiores seguradoras com atuação no Brasil pode oferecer. São quase dois séculos trabalhando em território nacional, com uma imagem consolidada no mercado.

Agora que você sabe o que é telemedicina e conhece todos os seus benefícios, viu que essa prática é uma excelente aliada na promoção da qualidade de vida, ainda mais diante das implicações geradas pela pandemia. Por isso, não ignore as possibilidades de contar com assistência desse tipo sempre que necessário, com um seguro que ofereça tal recurso, como acontece na MAG Seguros.

Quer conhecer melhor nossas soluções? Então, entre em contato agora mesmo. Estamos preparados para esclarecer todas as suas dúvidas.

mag-banner-blog-bemestar-980x118-animado02-v06

  • Publicado

    26 de julho de 2021

  • Categoria

    Longevidade

  • Tags Relacionadas

    Saúde

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail