Presentes virtuais: o que são e como utilizá-los?

Presentes virtuais: o que são e como utilizá-los?

A tecnologia trouxe novidades em diversas áreas e, com ela, até mesmo o ato de presentear foi transformado, sendo possível utilizar os presentes virtuais para facilitar o processo.

A possibilidade de contar com a tecnologia para presentear e ser presenteado torna a rotina mais fácil, exigindo menos tempo e até mesmo contribuindo com a economia, já que não é necessário ir até uma loja, por exemplo. Para aproveitar os benefícios da alternativa, é interessante saber como ela funciona e as oportunidades que oferece.

Neste artigo, vamos explicar o que são presentes virtuais. Além disso, mostraremos como utilizá-los e de que modo é possível pedi-los. Continue a leitura!

O que são presentes virtuais?

Saiba tudo sobre presentes virtuais

Os presentes virtuais são uma opção interessante para facilitar a vida das pessoas. Eles permitem a compra do presente em uma plataforma ou site para um evento especial, como casamento, aniversário, ou qualquer outra situação.

O presente adquirido pode ser recebido pelo ganhador de forma física ou trocado pelo valor correspondente. Desse modo, a pessoa tem a opção de ficar com o dinheiro ou com o item que foi selecionado para ela.

Uma das grandes vantagens desse modelo é a facilidade que o comprador tem para adquirir o que deseja, pois não é necessário ir até uma loja ou enfrentar filas. Eles evitam também a dificuldade de encontrar o produto desejado, já que a diversidade de produtos online é bem maior do que numa loja física.

No contexto da pandemia, os presentes virtuais se tornaram ainda mais relevantes. Como o distanciamento social é necessário, não é recomendado ir até shoppings, lojas ou comércios, pois nesses locais há mais chance de contágio pelo coronavírus. Sendo assim, é mais prático e seguro utilizar essa opção nesse momento, preservando a saúde de todos os envolvidos.

Como esse sistema funciona?

Os presentes virtuais funcionam com a ajuda de sites e de plataformas que organizam os eventos, seja um amigo-secreto, seja um casamento, seja qualquer outra ocasião. Depois disso, basta se cadastrar nessas ferramentas e definir como serão dadas as lembranças.

É preciso divulgar para os participantes e convidados a página do evento com a lista de seus desejos e informações. Quando os convidados receberem o convite poderão confirmar presença no evento e comprar os produtos por meio da plataforma.

A maioria dos sites oferece as duas opções que mencionamos para os participantes. A primeira é ganhar o presente que foi escolhido na plataforma. Desse modo, a pessoa recebe exatamente o que foi comprado, podendo retirar o produto na loja ou receber em casa.

A segunda opção é transformar o que foi ganho em dinheiro, uma alternativa muito interessante para casamento, pois facilita o planejamento financeiro dos noivos. Isso evita os problemas de presentes duplicados ou o incômodo de ter que ir até uma loja para trocar o que não gostou.

O valor ganho é substituído por dinheiro, que pode ser retirado pelo dono do evento, de acordo com as taxas de cada site.

Quando utilizá-los?

Essa modalidade pode ser utilizada em diversas ocasiões. Conheça alternativas interessantes!

Presentes virtuais: em qual ocasião usar?

Casamentos

Um dos eventos que mais utiliza essa alternativa é o casamento. Essa opção dá uma versatilidade interessante para noivos e convidados, facilitando a vida de ambos, já que tudo pode ser resolvido no universo virtual.

Os noivos escolhem quais produtos desejam ou simplesmente contam com um site que transforma tudo o que foi ganho em dinheiro, tendo mais liberdade para decidir o que fazer com o valor no futuro. Já os convidados não precisam pensar muito sobre qual presente dar, nem se deslocar até uma loja, podendo agradar o novo casal em poucos cliques.

Amigos-secretos

Outra opção interessante é utilizar essa modalidade em amigos-secretos, esse evento que é bastante comum no fim do ano entre amigos, colegas de empresa ou estudos. Muitas vezes, não é fácil saber como presentear nesses casos; então, uma lista virtual facilita o processo e mantém todos os envolvidos felizes.

Nesse caso, cada pessoa coloca as opções de presente que deseja, e os amigos aproveitam para adquirir os produtos no próprio site ou plataforma. É uma maneira de tornar a atividade mais simples e prática, principalmente em tempos de pandemia, evitando aglomerações.

Listas de arrecadação

Os presentes virtuais também podem ser utilizados em causas nobres, para arrecadar fundos para uma causa, grande ou pequena, possibilitando que as pessoas participem com doações de valores diversos.

Isso pode acontecer em uma doação para um orfanato, asilo ou abrigo de cães e gatos. É possível criar uma lista de desejos e compartilhá-la para que os interessados contribuam de acordo com suas possibilidades. É uma forma de ajudar uma causa por meio dos presentes, que podem ser disponibilizados de forma física ou trocados pelo valor correspondente arrecadado.

Como pedir presentes virtuais?

Muitas pessoas têm vergonha de pedir presentes virtuais, pois acreditam que essa modalidade é impessoal, deixando as relações mais frias. Entretanto, essa possibilidade ajuda a planejar de modo mais prático como presentear, contribuindo até mesmo com o equilíbrio financeiro.

O mais importante nessas ocasiões é distribuir a lista de presentes para todos os envolvidos, não deixando ninguém de fora. É preciso entender se os envolvidos têm acesso à internet e facilidade para presentear por esse meio. Lembre-se de dar uma opção externa àqueles que não sabem utilizar esse recurso, como avós ou outras pessoas idosas.

Além disso, é importante reforçar que essa modalidade é uma opção para facilitar a vida de todos e aumentar a segurança em tempos de pandemia, não sendo um capricho pessoal. Desse modo, é bem provável que se sentirão à vontade para presentear e participar do seu evento.

Neste artigo, explicamos o que são os presentes virtuais e como eles podem ser utilizados em diversas situações. A alternativa facilita o cotidiano de quem recebe os produtos e de quem precisa comprar, tornando esse momento mais rápido e simples. Portanto, vale a pena pensar na possibilidade e inovar nos seus eventos, dando possibilidades para que os convidados presenteiem do modo mais fácil.

Gostou das nossas dicas sobre este tema? Então, aproveite para ler outro artigo nosso que traz 12 dicas para sair das dívidas!

materiais educativos

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail