Política de Sustentabilidade (Versão 03)

1. Informações Gerais da Política

1.1. Objetivo:

A Política de Sustentabilidade do Grupo Mongeral Aegon possui, como objetivo principal, estabelecer diretrizes e
princípios que guiem os negócios da empresa, a fim de identificar e gerenciar questões socioambientais, e de
governança corporativa, de forma estruturada, direcionada e responsável.
Destinatários da Política:
[X] Todos os Colaboradores e Alta Administração do Grupo Mongeral Aegon.
[X] Clientes, parceiros, prestadores de serviços e demais públicos de relacionamento do Grupo Mongeral Aegon.

1.2. Definições e Siglas:

 ASG (Ambiental, Social e Governança): São práticas voltadas para o crescimento sustentável da
companhia, mas com um olhar, também, para o cuidado com o Meio Ambiente e cumprindo seu papel de
cidadã perante a sociedade;
 LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados): Visa a proteção dos dados pessoais das pessoas físicas,
resguardando desta maneira as peculiaridades de cada cliente ou potencial cliente, interno ou externo,
que venha a obter alguma forma de contato, direto ou indireto, com a Companhia;
 SCI (Sistemas de Controles Internos): Conjunto de regras que buscam prevenir a ocorrência de não
conformidade ou fraude, visando minimizar os impactos negativos que possam afetar os objetivos e a
imagem do Grupo Mongeral Aegon no mercado de atuação;
 EGR (Estrutura de Gestão de Riscos): Conjunto de componentes que fornecem os fundamentos e os
arranjos organizacionais para a concepção, implementação, monitoramento, análise crítica e melhoria
contínua da gestão de riscos através de toda organização;
 Órgão de Administração: Conselhos de administração e todas as demais diretorias, executivas ou não;
 Interesse Comum: É o interesse de um grupo de pessoas ligadas jurídica ou factualmente pela mesma
causa e circunstância e que se relacionam com os riscos descritos acima;
 Riscos de Sustentabilidade: Junção dos riscos que são ligados diretamente aos riscos: climáticos,
ambientais e sociais;
 Colaboradores: São as pessoas físicas ou jurídicas que possuem algum tipo de relação com o Grupo
Mongeral Aegon, como: Administradores e funcionários;
 Partes Interessadas: São colaboradores, conforme menção acima, incluindo também, a comunidade
local, as entidades governamentais, e quaisquer outras pessoas, físicas ou jurídicas que sejam
impactadas e que impactem, direta ou indiretamente pelo negócio da Companhia.

1.3. Documentos de Referência:

Política de Controles Internos e Compliance
Política de Gestão de Riscos
Código de Ética e Conduta
Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro
Circular SUSEP Nº 666 de 27 de junho de 2022

2. Responsabilidades

Todos os Colaboradores são igualmente responsáveis pela conformidade e execução da presente Política de
Sustentabilidade.

2.1. Conselho de Administração

É de responsabilidade dos órgãos de Administração:
a) Promover a disseminação da política de sustentabilidade junto a seus colaboradores e demais partes
interessadas;
b) Assegurar o alinhamento desta política aos objetivos estratégicos da empresa e ao seu plano de
negócios;
c) Garantir a aderência dos negócios e operações, ações de oferta de produtos e serviços, e que o
desempenho de suas demais atividades, estejam em conformidade com esta política.

2.2. Diretoria Executiva

Compete, exclusivamente, aos Diretores do Grupo Mongeral Aegon:
a) Conduzir, em linha com os princípios e diretrizes da política de sustentabilidade, as atividades sob sua
responsabilidade, e corrigir eventuais deficiências detectadas de modo a garantir a plena aplicação desta
política;
b) Subsidiar o órgão de administração máximo com relação à elaboração e à reavaliação da política de
sustentabilidade.

2.3. Compliance

a) Elaborar a Política de Sustentabilidade, realizando o controle e elaborando políticas estratégicas
alinhadas com o crescimento sustentável da empresa;
b) Garantir a conformidade com normativos internos e externos, em especial no que tange ao tema de
sustentabilidade; e
c) Elaborar relatório de sustentabilidade, em conjunto com a área de Riscos e Controles Internos.

2.4. Riscos e Controles Internos

a) Adotar metodologias, processos, procedimentos e controles específicos para identificar, avaliar,
classificar, mensurar, tratar, monitorar e reportar, de forma tempestiva, os riscos de sustentabilidade a
que se encontra exposta;
b) Estabelecer limites para concentração de riscos e/ou restrições para a realização de negócios que
considerem a exposição de setores econômicos, regiões geográficas, produtos ou serviços a riscos de
sustentabilidade; e
c) Realizar a gestão dos riscos de sustentabilidade de modo compatível com o porte, a natureza e a
complexidade das operações das empresas do Grupo Mongeral Aegon, bem como com a materialidade
dos riscos de sustentabilidade a que estas se encontram expostas.

3. Diretrizes / Princípios Básicos

O Grupo Mongeral Aegon e todas as demais partes interessadas, deverão seguir as diretrizes expostas não
apenas na política de sustentabilidade, mas em todas as demais políticas. As diretrizes estabelecidas pelo Grupo
estão em consonância com a Missão, Visão e Valores, que detém como função alinhar as expectativas e
promover seu aculturamento, junto às partes interessadas.

3.1. Satisfação dos clientes

• Atender e satisfazer nossos clientes, por meio de uma relação próxima e clara. O Grupo Mongeral Aegon
assume o seu papel de ofertar as melhores soluções de modo a proporcionar um futuro tranquilo para nossos
clientes e seus familiares, por meio do nosso portfólio de produtos.

3.2. Gestão de Pessoas

• Manter e aprimorar nossa política de gestão de pessoas, promovendo ações de atração e retenção de talentos,
favorecendo uma cultura de valorização de nossos colaboradores.
• Investir em cultura de diversidade e inclusão, a partir da priorização desse tema nas nossas relações de
negócios e com nossos stakeholders, bem como internamente, com nossos colaboradores.

3.3. Engajamento com stakeholders

• Disseminar nossas melhores práticas de governança de forma transparente e manter um canal de diálogo
aberto junto aos nossos stakeholders.
• O respeito e a proteção dos direitos e garantias fundamentais e dos interesses comuns.

3.4. Gestão de Riscos e Oportunidades

• Estruturar, manter e aprimorar a governança e gestão dos riscos e oportunidades sociais e ambientais e
econômicos, por meio da definição de responsáveis, procedimentos, indicadores e metas de desempenho.
• Disseminar boas práticas entre as unidades, potencializando as vantagens da diversidade regional resultante da
capilaridade da empresa, e fomentar a troca de experiência com outras instituições.

3.5. Produtos e Serviços diferenciados

• Desenvolver produtos e serviços diferenciados que sejam inovadores, competitivos e que considerem as
necessidades de nossos clientes e atendam às tendências mais avançadas sob o aspecto da sustentabilidade.

3.6. Investimento Responsável

• Desenvolver produtos econômica e socioambientalmente responsáveis, aprimorando a gestão de nossos fundos
e criando valor sustentável para a nossa cadeia de valor.

3.7. Responsabilidade Social Empresarial

• Manter e aprimorar nossos programas de responsabilidade social, visando partilhar valor com os públicos
internos e externos à companhia.
• Promover uma sociedade mais capacitada e inclusiva

4. Ações de Sustentabilidade

O Grupo Mongeral Aegon tem feito movimentos que buscam promover um crescimento sustentável. Desta
maneira o objetivo do Grupo é desenvolver uma série de medidas, voltadas para os pilares de sustentabilidade
(ASG).
A companhia lançou, no ano de 2016, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, o qual tem como papel
debater os impactos econômicos e sociais do aumento da expectativa de vida no país. O Instituto conta com três
pilares de atuação: trabalho, cidades e conhecimento, e seu objetivo é facilitar a participação dos aposentados
acima de 60 anos no mercado de trabalho de maneira formal.
Em 2021, criamos o Programa Plural, cujo destaque são grupos de afinidade com ações práticas, discussões
sobre diversidade, e priorização de minorias através do combate aos comportamentos discriminatórios,
proporcionando um ambiente mais inclusivo e seguro de troca.
A companhia também investiu, nos últimos anos, na comercialização dos seus produtos através de canais
digitais, utilizando plataformas de vendas online e aplicativos. Essa postura estimulou a redução significativa da
utilização e emissão de documentos impressos. A usabilidade de documentos eletrônicos não se restringiu às
áreas comerciais da companhia, mas também às áreas e processos administrativos, sendo, constantemente,
divulgada nos meios de comunicação internos para provocar a conscientização de seus colaboradores
Outro fator com propósitos ambientais que a MAG investiu foi na coleta seletiva de lixo, através de parceria com
empresa terceirizada. Nessa ação, o lixo é segregado em três tipos: extraordinários, recicláveis e lixos químicos,
para processar o descarte apropriado de cada tipo de resíduo.

4.1. Compromissos Internacionais

Como mencionado anteriormente, o Grupo adotou compromissos de cunho internacional, visando não apenas a
expansão da marca, mas primordialmente, colocar-se em uma posição de colaboração com o desenvolvimento
sustentável da sociedade e aprimoramento dos negócios.
 Princípios para a Sustentabilidade de Seguros (PSI): Os Princípios para o Seguro Sustentável visam
estabelecer um quadro de compromissos para integrar questões ambientais, sociais e de governança
(ESG) nos negócios de seguros.
 Pacto Global da ONU: Iniciativa proposta pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
(PNUD) para incentivar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e
sustentabilidade.

5. Disposições Gerais

Esta Política entra em vigor a partir da sua publicação nos canais oficiais de comunicação da Mongeral Aegon.
Ressaltamos que dúvidas ou esclarecimentos quanto a esta política devem ser direcionados à área emissora do
documento.

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