Tudo que você precisa entender
Sinistro, prêmio, benefício… O mundo dos seguros é cheio de termos que podem deixar qualquer pessoa que não esteja familiarizada bastante confusa.
Por isso, nós selecionamos aqueles mais importantes e explicamos todos de forma descomplicada no nosso glossário. Acabe com as dúvidas no segurês!
d
DA
As Demonstrações Atuariais são o cadastro anual dos estudos atuariais dos planos de benefícios apresentados para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC.
Dano
É o prejuízo pessoal ou material sofrido pelo segurado, passível de indenização dentro dos critérios estabelecidos em cada apólice.
Dano corporal
Lesão física causada ao corpo de uma pessoa por um acidente de trânsito que envolva o veículo segurado, por exemplo.
A classificação desse tipo de dano só pode ser física, excluindo modalidades como dano moral, mental, psicológico ou estético.
Dano material
É o dano causado à propriedade material da pessoa, exclusivamente.
Dano moral
Dano que traz como consequência desonra ou ofensa à profissão, à liberdade, à psiquê, à saúde, ao nome, ao crédito, à vida e ao bem-estar. Contudo, não exige que haja ocorrência de prejuízo econômico.
Diminuição de riscos
É toda atitude, ação ou providência tomada pelo segurado para reduzir o risco que envolve a pessoa ou o bem segurado.
Em seguro de automóvel, é comum a redução do cálculo do risco a partir da instalação de dispositivos de segurança, com o travamento remoto de veículo roubado.
Dolo
Ação de má-fé que gera uma falta intencional para provocar um dano premeditado a uma pessoa ou a um bem.
Emolumentos
Despesas adicionais que o segurador pode cobrar do segurado, a título de parcelas de impostos e outros encargos do seguro, como o custo da apólice.